O próximo verão, discriminação e Grêmio e Inter campeões

O próximo verão, discriminação e Grêmio e Inter campeões

Leitores do Correio do Povo opinam sobre o conteúdo publicado pelo jornal na edição impressa e plataformas digitais

Renato Panatieri

publicidade

O próximo verão

Ao término da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), 197 países assinaram o acordo de que o petróleo que produz 75% do CO2 na atmosfera ainda não deve ser eliminado e não tem como sê-lo. Veremos como ficará a partir do dia 22, quando se inicia o próximo verão. Enquanto os governantes não conseguem a redução dos gases do efeito estufa, a população terá que se virar nos 30. A única forma é a rearborização em parques, praças, condomínios, calçadas, avenidas, inclusive com folhagens para dentro de suas residências. As árvores, que são as únicas fontes catalisadoras de chuvas, produzem as sombras e reduzem a temperatura. Ainda fazem o processo de fotossíntese para melhorar a qualidade do ar que inspiramos, junto com a poluição atmosférica que prejudica nosso sistema respiratório e circulatório no qual a temperatura acima de 37 graus pode causar vertigens e convulsões.

José Pedro Naisser, Curitiba, via e-mail

Discriminação

A misoginia, uma das formas de preconceito não menos desprezível quanto às demais como o racismo, o etarismo, a homofobia e tantas outras, vem crescendo de forma preocupante. A violência contra as mulheres tem como parceria o machismo de uma cultura arraigada no nosso Estado por razões bem conhecidas das nossas tradições. O engavetamento de projetos de leis que coíbam essas práticas corroboram para o aumento das atrocidades diárias contra o sexo “frágil” e as punições esbarram nos subterfúgios da lei. O resultado é desastroso.

Edson Mendes, Caxias do Sul, via e-mail

Grêmio e Inter campeões

Parabéns ao Grêmio e sua torcida pelos 40 anos da conquista do Mundial de Clubes no dia 11/12/1983, sendo o primeiro clube gaúcho a conquistar este título. No entanto, no dia 17/12/2006, outro time gaúcho, desta vez o Internacional, também conquistou este tão sonhado troféu. A torcida do Inter comemorou este feito em todos os rincões de nosso amado planeta e no outro dia o sol se fez presente com as cores do nosso amado colorado.

Heraldo Quesada, Porto Alegre, via e-mail


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895