Porto Alegre, a aniversariante do dia

Porto Alegre, a aniversariante do dia

Com seu jeito provinciano e universal, a Porto Alegre do pôr do sol do Guaíba segue como motivo de encanto para seus habitantes. Acolhedora, em suas ruas circulam diversas etnias, convivendo pacífica e democraticamente.

Correio do Povo

publicidade

Nesta terça-feira, Porto Alegre está completando mais um aniversário. Já são 252 anos desde sua fundação, no já longínquo ano de 1772, quando a Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais foi estabelecida com o assentamento dos casais açorianos neste território onde dariam início à povoação que, ao longo do tempo, viria a se constituir na próspera e pujante capital do RS.

Com sua população ordeira e moderna, com seu jeito provinciano e universal, a Porto Alegre do pôr do sol do Guaíba segue sendo motivo de encanto para seus habitantes. Acolhedora, em suas ruas circulam diversas etnias, convivendo pacífica e democraticamente. Trata-se de uma metrópole que soube evoluir sem perder sua essência de pequena urbe marcada pela cordialidade e pela preocupação coletiva de adentrar no futuro sem perder as raízes das coisas que lhe são caras e imprescindíveis. Os porto-alegrenses se contam aos milhares, tanto os que são nascidos aqui como os que um dia vieram do Interior em busca de uma vida melhor na tentativa de realizar seus sonhos e suas mais caras aspirações, como constituir uma família, ter um trabalho, estudar, enfim, explorar novas possibilidades nesta terra benquista.

Nesta data tão emblemática, é preciso olhar cada pedaço desta cidade com gratidão. Até sua área rural, pouco conhecida, é digna de nota e de admiração. Sua história e sua cultura são marcadas pelas águas do Guaíba, pelo Theatro São Pedro, pela Praça da Matriz, pela Praça da Alfândega, pelo passeio na Rua dos Andradas, pela Santa Casa, pela Redenção, pela Usina do Gasômetro, pela Casa de Cultura Mario Quintana, pelo Correio do Povo, pelas suas universidades, pelos seus cantores, poetas e artistas, por tantos eventos, fatos e personalidades de difícil enumeração pela vastidão que chega a desafiar a memória. É essa Porto Alegre que hoje completa mais um ciclo, unindo passado e presente e abrindo as portas de um futuro promissor que, por certo, será fruto de muito trabalho e de muita dedicação dos que a escolheram como cenário afetivo de suas vidas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895