Aberta a temporada de vestibulares no Rio Grande do Sul; confira guia completo

Aberta a temporada de vestibulares no Rio Grande do Sul; confira guia completo

Cursos enfatizam aporte tecnológico e atendimento a demandas do mercado

Correio do Povo*

Seleções para o verão de 2024 esquentam a partir deste mês, quando se definem os cronogramas acadêmicos

publicidade

Os processos seletivos de verão 2024 das universidades públicas e privadas no Rio Grande do Sul esquentam a partir deste mês. Cronogramas acadêmicos – indicando oferta de cursos, novidades e datas de inscrições, provas e matrículas – se definem. Algumas Instituições de Ensino Superior (IES) aplicam provas próprias. E outras aproveitam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou, até, combinam notas dos candidatos.

Também é tempo de intensificar o planejamento de estudos. Nos últimos anos no país, plataformas on-line auxiliam vestibulandos a aprofundar conhecimentos, revisar conteúdos e testar aprendizagens, sendo oferecidas muitas ferramentas gratuitas. E o próprio Enem, cuja nota tem validade classificatória, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é muito buscado pelos candidatos. Seja para disputar vagas em IES públicas; ou para aproveitar temáticas para estudos preparatórios a provas.

A vida acadêmica abre suas portas no vestibular. E o concurso de verão no RS é o que apresenta mais oportunidades e vagas. Novidades, variedade, tecnologia, modernização, melhorias curriculares e conexão com o mercado são qualidades que o vestibulando terá à disposição.

Enem

Neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado nos domingos dos dias 5 e 12 de novembro. O Enem é voltado, prioritariamente, para estudantes que estejam cursando o último ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído essa fase da escolaridade. Mas os candidatos que ainda não terminaram o Ensino Médio podem participar como “treineiros”, utilizando o concurso como treino e testagem de conhecimentos. 

Essa prova de admissão à Educação Superior é organizada e aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O Enem foi criado em 1998, inicialmente para avaliar a qualidade do Ensino Médio no país. Mas em 2009, a nota passou a ser aceita pelas universidades para ingresso nos cursos de graduação. A partir de então, foi ampliado. E, atualmente, é critério, inclusive, em seleções acadêmicas em Portugal; e para candidatos a programas e benefícios federais, como bolsas (ProUni) ou financiamento estudantil (Fies).

Assim como o Novo Ensino Médio, o Enem prevê mudanças no país. O assunto tem motivado encontros e debates. Até porque, o Enem segue como importante referência para processos seletivos que abrem caminhos no ensino.

*Coordenação Geral e Edição: Maria José Vasconcelos | Reportagem e Redação: Ana Julia Zanotto (sob supervisão), Daiana Garcia e Maria José

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895