Alemanha estreia defendendo o título contra México no domingo

Alemanha estreia defendendo o título contra México no domingo

Partida ocorre a partir das 12h em Moscou

Chico Izidro

Atual campeã e querendo o pentacampeonato, a Alemanha estreia na Copa do Mundo contra o México

publicidade

Uma das favoritas ao título, atual detentora da taça, e querendo o pentacampeonato, a Alemanha estreia neste domingo na Copa do Mundo encarando o México pelo Grupo F, no Estádio Luzhniki, em Moscou, a partir das 12h (horário de Brasília). A chave conta ainda com a Suécia e a Coreia do Sul, que se enfrentam na segunda-feira. Os germânicos são favoritos ao primeiro lugar, enquanto que os mexicanos vão brigar com os suecos pela segunda vaga nas oitavas de final.

A Alemanha conta com a mesma comissão técnica desde 2006, comandada pelo treinador Joachim Löw. Mas a fase de preparação foi turbulenta, com apenas uma vitória em seis partidas, diante da Arábia Saudita, além de três empates e duas derrotas. O contrário das Eliminatórias, quando venceram os 10 jogos disputados, onde marcaram 43 gols e sofreram apenas quatro.

Além do título, os teutônicos buscam ainda mais um recorde: autor de dez gols em Copas, Thomas Müller, do Bayern Munique, vai em busca da marca de Miroslav Klose que, com 16 gols, é o maior artilheiro da história dos Mundiais. A expectativa é quanto ao desempenho do goleiro Manuel Neuer, que passou oito meses se recuperando de uma fratura no pé, e voltou a jogar apenas no final do mês passado.

Os mexicanos, por sua vez, chegam à Rússia após realizarem uma campanha quase impecável nas Eliminatórias da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e do Caribe). Comandados por Juan Carlos Osório, ex-treinador do São Paulo, a seleção teve apenas uma derrota em dez jogos. A equipe conta com a experiência do zagueiro Rafa Márquez, 39 anos e que vai para o seu quinto Mundial, igualando o recorde do compatriota Carbajal, do italiano Buffon e do alemão Lothar Matthäus em número de torneios disputados.

Até hoje na história, as duas seleções se enfrentaram 13 vezes, com seis vitórias alemãs, seis empates e apenas uma vitória mexicana, em amistoso disputado em 1958.

Ficha técnica

Alemanha 
Neuer, Kimmich, Hummels, Boateng e Hector; Kroos, Khedira e Özil; Thomas Müller, Draxler e Timo Werner. Técnico: Joachim Löw.

México 
Ochoa; Salcedo, Reyes, Moreno e Layún; Herrera, Giovani dos Santos e Andrés Guardado; Carlos Vela, Hirving Lozano e Javier Hernández.

Técnico: Juan Carlos Osorio.
Árbitro: Faghani Alireza (Irã).
Local: Olímpico Luzhinik, em Moscou.
Início: 12h (horário de Brasília).

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895