Argentina estreia na Copa do Mundo contra a Islândia

Argentina estreia na Copa do Mundo contra a Islândia

Mundial poderá ser o último de Lionel Messi

Cristiano Munari e Chico Izidro

Messi vai disputar sua quarta Copa do Mundo

publicidade

 A Argentina inicia neste sábado, às 10h, (de Brasília) diante da Islândia na Arena Otkrytie, em Moscou, a sua caminhada na Copa do Mundo da Rússia. O Mundial será mais uma tentativa da geração comandada pelo craque Lionel Messi de marcar sua história no futebol argentino com um título após três vicecampeonatos seguidos.

O Mundial da Rússia deve marcar a última chance da geração de Lionel Messi de levantar a Copa do Mundo. O próprio craque disse em entrevista recente que pode se aposentar da seleção após o torneio. Aos 30 anos, Messi vem de uma temporada em que foi o artilheiro da Europa e conduziu o Barcelona aos títulos do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei. A eliminação precoce na Liga dos Campeões para a Roma foi um fracasso, mas permitiu um descanso para Messi chegar na melhor forma física possível à Rússia.

E a Argentina precisará muito de Messi em forma neste Mundial. O ciclo da Copa do Mundo foi turbulento com três trocas de treinadores, todos com filosofias de jogo diferentes. No cargo há um ano, Jorge Sampaoli inicia o Mundial ainda tentando dar um padrão de jogo ao time. Os 11 escalados para enfrentar a Islândia vão iniciar uma partida juntos pela primeira vez – será a 12ª escalação diferente do técnico em 12 jogos no comando da seleção.

Apesar de ser uma equipe inédita, Sampaoli apostou na experiência na escalação para a estreia. Dos 11 titulares, sete já disputaram jogos de Copa do Mundo – seis deles foram vice-campeões no Brasil há quatro anos (Otamendi disputou o Mundial de 2010). O estreante mais novo é Tagliafico, de 25 anos, um jogador com histórico de liderança que inclui ter sido capitão do Independiente.

O esquema de jogo escolhido por Sampaoli para a estreia na Copa do Mundo é o 4-2-3-1. Caballero ganhou a disputa no gol após o corte de Romero. Otamendi e Rojo serão os zagueiros com Toto Salvio e Tagliafico nas laterais. Salvio, meio-campista de origem, ganhou a vaga de Mercado por ser uma opção mais ofensiva, algo que o treinador considera fundamental diante da provável postura defensiva da Islândia para o jogo deste sábado.

Se na lateral a opção foi pela ofensividade de Salvio no lugar do marcador Mercado, no meio-campo Sampaoli fez o contrário. O criativo Lo Celso perdeu lugar na equipe para Lucas Biglia, que formará com Javier Mascherano uma marcadora e experiente dupla de volantes. Mais à frente, Meza, outro estreante, será o extremo pelo lado direito e vai acompanhar o trio Messi, Di María e Agüero no setor mais ofensivo da equipe.

É possível que durante o jogo a Argentina varie o esquema com a subida de Salvio e Tagliafico ficando como um terceiro zagueiro. Com isso, Meza deve aparecer por dentro para Sampaoli formar o seu desejado 3-2-3-2 na fase ofensiva e tentar encontrar espaços entre as linhas da Islândia.

A estreante Islândia chama a atenção desde 2014, quando por muito pouco não se classificou para a Copa no Brasil, perdendo na repescagem para a Croácia. Dois anos depois, chegou às quartas de final da Eurocopa e nas Eliminatórias para este Mundial, superou Croácia, Ucrânia e Turquia, se classificando em primeiro lugar do seu grupo. A equipe é comandada pelo técnico Heimir Hallgrímsson, que é dentista em uma cidade de 5 mil pessoas.

Copa do Mundo – Grupo D

Argentina

Caballero; Salvio, Otamendi, Rojo e Tagliafico; Biglia, Mascherano, Meza; Messi, Di Maria e Sergio Agüero.
Técnico: Jorge Sampaoli.

Islândia
Hannes Halldorsson; Kari Arnason, Birkir Saevarsson, Ragnar Sigurdsson e Ari Skúlason; Jóhann Gudmundsson, Aron Gunnarsson e Emil Hallfredsson; Birkir Bjarnason, Gylfi Sigurdsson e Jon Bödvarsson.
Técnico: Heimir Hallgrímsson.

Árbitro: Szymon Marciniak (POL).
Local: Arena Otkrytie, em Moscou.
Início: 10h (horário de Brasília).

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895