É Tudo Verdade está de volta em abril, com 72 filmes e streamings

É Tudo Verdade está de volta em abril, com 72 filmes e streamings

Festival é realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro

AE

Cineasta Jean-Luc Godard será um dos homenageados do evento

publicidade

Setenta e dois títulos de 34 países, homenagens a Humberto Mauro e Jean-Luc Godard - são essas as atrações do mais importante festival de documentários do País, o "É Tudo Verdade", que começa dia 13 de abril, em sua 28ª edição. Foi o que anunciou o criador e diretor do evento, o crítico Amir Labaki.

Além dos 72 filmes - entre longas, curtas e médias-metragens -, a programação de 2023 inclui conferências, debates e sessões em streaming. Mas o que deve ser comemorado, acima de tudo, é "a volta plena às salas de cinema", diz Labaki.

A vasta programação divide-se em vários segmentos: mostras competitivas de longas e médias metragens brasileiros e internacionais; mostras não competitivas; programas especiais; O Estado das Coisas; Foco Latino-americano e Clássicos É Tudo Verdade.

Humberto Mauro (1897-1983), um dos homenageados e considerado o pioneiro do cinema nacional, terá dez dos seus filmes exibidos, além de dois documentários sobre sua obra. De Jean-Luc Godard (1930-2022), o público poderá ver oito episódios de sua série História(s) do Cinema, visão personalíssima da sétima arte pelo olhar do mais criativo dos autores da Nouvelle Vague.

A abertura do festival acontece em São Paulo com a exibição de "Subject", de Jennifer Tiexiera e Camilla Hall. "Subjetc" entrevista pessoas que foram personagens de documentários famosos, como "Basquete Blues" e "A Praça Tahir", e verifica os efeitos concretos que a experiência trouxe para suas vidas.

No Rio, começa com "1968 - Um Ano na Vida", de Eduardo Escorel.

 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895