"Éramos uma dupla de verdade", recorda Daniel

"Éramos uma dupla de verdade", recorda Daniel

Cantor celebra 40 anos de carreira com show em homenagem a João Paulo, morto em 1997, nesta sexta, no Araújo Vianna

Luiz Gonzaga Lopes

Daniel com a imagem do parceiro João Paulo, morto em 1997, projetada ao fundo em show de 40 anos de carreira

publicidade

Em 12 de setembro de 1997, a vida do cantor e violonista Daniel mudou bruscamente. Fazendo parte de uma dupla durante 17 anos com João Paulo, ambos colhiam os bons frutos dos sétimo e oitavo discos e das canções “Estou Apaixonado” e “Te Amo Cada Vez Mais”, versões de músicas estrangeiras que renderam certificação dupla e tripla de platina de vendagens (500 mil e 750 mil cópias), respectivamente. Nesta data, João Paulo morreu em acidente automobilístico em Franco da Rocha (SP), quando voltava do último show da dupla em São Caetano do Sul. Nesta sexta, às 21h, no Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685), Daniel comemora os seus 40 anos de carreira celebra a sua dupla João Paulo. O show “Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” foi gravado na Vibra São Paulo, em 21 de dezembro de 2022, virou um DVD e Porto Alegre é a segunda cidade a receber a apresentação. A primeira foi a terra natal da dupla, Brotas (SP), no dia 3. Os ingressos para hoje estão esgotados, mas já abriu sessão extra para 15 de setembro, com bilhetes já à venda no www.uhuu.com. 

“Aquele setembro de 1997 foi decisivo para mim. Foi uma história de 17 anos interrompida. Foi muito difícil, uma provação. No dia do acidente, eu havia retornado ao hotel em São Bernardo do Campo, após o show de São Caetano do Sul, para celebrar meu aniversário com um fã clube e pedi para ele ficar, mas ele queria voltar para casa e a viagem foi sem volta. Acabei sendo convencido a fazer o show do Olímpia, em SP, no fim do mês, sozinho, representando os dois, com direção do Aloísio Legey. Nas duas noites, o público acabou me acolhendo e hoje são 40 anos de carreira”, lembra. 

Romantismo 

Sobre o romantismo do parceiro, Daniel diz que João Paulo era mais romântico que ele, compunha sempre inspirado no amor. “Isto está bem expresso nas nossas canções, nas parcerias com Rick, com o Alexandre. O repertório fala de amor de forma singela, verdadeira e transparente. E a nossa música sobrevive atualmente mesmo com tantos potenciais, tantos talentos e tantas tendências. Eu não mudei, sigo falando de amor, seja vitorioso ou que não deu certo. Encontrando formas de falar do amor, que transforma tudo”, diz. 

Entre as canções que estarão no setlist do show desta sexta-feira estão “Estou Apaixonado”, “Alguém”, “Mil Loucuras de Amor”, “Que Dure para Sempre” e “Minha Estrela Perdida”. “A gente viveu muita coisa, foi um grande aprendizado. Éramos uma dupla de verdade. O seu Francisco, pai do João Paulo, era amigo da nossa família, ficava cantando com o meu pai José Camillo. Quando começamos a dupla, eu tinha 11 e o João Paulo, 19, o seu Francisco teve papel fundamental. O João Paulo era primeira voz e ele influenciou para que fosse segunda voz. A gente queria homenageá-lo em vida, mas não conseguimos. Por isso que fiz o ‘Meu Reino Encantado’ para homenagear o meu pai. A família foi algo fundamental para que tivéssemos sucesso”, ressalta Daniel. 

O show de dezembro de 2022 que se transformou no DVD teve participações muito especiais como o pai de Daniel, José Camillo, Jéssica dos Reis, filha de João Paulo. “Estou muito feliz o sold out deste show e com o carinho do povo gaúcho. As pessoas sabem da minha afeição por este povo, pela sua cultura, pelo seu jeito. Tenho uma afeição muito forte. Estive no Araújo Vianna com o Roupa Nova e em três noites com canções do Roberto Carlos. A família gaúcha está ficando grande, pois já tenho meu gaiteiro, o Nego Julio, e agora tenho o Matheus Possebon e o Lucas Giacomolli, da Opus Entretenimento. Me dá uma sobrecarga de responsabilidade. A sessão extra já está aberta para setembro, no dia 15, será perto do meu aniversário que é dia 9”, finaliza Daniel.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895