Última semana do Palco Giratório tem dança, teatro e circo na programação

Última semana do Palco Giratório tem dança, teatro e circo na programação

Festival ocorre em diversos espaços de Porto Alegre até domingo

Correio do Povo

"Iluminus" é uma das atrações dos últimos dias do festival

publicidade

O 12º Festival Palco Giratório Sesc entra na sua última semana em Porto Alegre com uma programação que conta com espetáculos de dança, teatro e circo, que serão apresentados em diferentes espaços. Os ingressos para as sessões custam R$ 20 (inteira) e podem ser obtidos no Sesc Centro (Alberto Bins, 665) ou no local da sessão uma hora antes do início, de acordo com a disponibilidade.

Dentre os destaques, "Iluminus" trabalha com o simbolismo da dualidade luz e sombra, que remete à intimidade e subjetividade humana. Grande vencedora do Prêmio Açorianos de Dança 2016, a montagem do grupo gaúcho New Scholl Dreams será encenada nesta terça-feira, às 21h, no Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307).

O teatro documentário “Cabeça (um documentário cênico)”, terá sessões terça e quarta-feira, às 20h, no Teatro da Santa Casa (Av. Independência, 75). Em formato de musical, a peça tem oito homens em cena, numa formação que alude a uma banda de rock, executando todas as canções do álbum “Cabeça Dinossauro”, dos Titãs. As músicas são permeadas por cenas e projeções que desenham um painel dos acontecimentos emblemáticos nacionais e mundiais dos anos 1980 e dialogam com imagens e referências do Brasil e do mundo nos tempos atuais.

Também terça e quarta, às 19h, Teatro Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665), o público terá nova oportunidade de conferir o trabalho da Amok Teatro (RJ), que apresentou “Salinas”, no último final de semana. Agora será a vez de encenar “Os cadernos de Kindzu”, criado a partir da obra do escritor moçambicano Mia Couto. Na história, para fugir das atrocidades de uma devastadora guerra civil, o jovem Kindzu, deixa sua vila e parte para uma viagem onde encontrará outros fugitivos, refugiados, personagens repletos de humanidade que lhe farão viver experiências e fantasias míticas, ancoradas tanto na cultura tradicional do sudeste da África, quanto na vivência de um conflito devastador.

Já o espetáculo “Os mequetrefe” compõe a categoria circense, com atração indicada para o público infanto-juvenil. Na interpretação, quatro palhaços chamados Dias representam a rotina diária dos cidadãos. Porém, o comum mergulha no lúdico e no cômico, extraindo o humor de detalhes ordinários do dia a dia, que às vezes passam imperceptíveis aos olhos. A sessão será no Teatro Renascença, na quinta-feira, às 15h.

A peça “O avesso do claustro” está entre as atrações do final de semana que encerra o festival. Interpretada pela Cia do Tijolo (SP), a encenação homenageia o arcebispo católico Dom Helder Câmara. A personalidade viveu entre 1909 e 1999, e foi um militante político contra a ditadura militar. A apresentação também será no Teatro Renascença, às 20h do sábado e do domingo.

Fechando a programação do Palco Giratório, volta aos palcos gaúchos o Coletivo As Travestidas (CE). Desta vez, o público poderá conferir a montagem "Quem tem medo de travesti”, que traz um olhar artístico sobre o “Universo Trans”. O espetáculo tem um olhar delicado, e quase cru, acerca do medo daquilo que não se conhece ou que se julga, mesmo sem conhecer. As sessões ocorrem sábado e no domingo, às 19h, no Teatro do Sesc, e tem classificação etária de 16 anos. Todos os detalhes estão disponíveis no site.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895