10 espetáculos concorrem ao 12º Prêmio Braskem em Cena

10 espetáculos concorrem ao 12º Prêmio Braskem em Cena

Espetáculos serão apresentados entre os dias 13 e 23 deste mês, dentro do Porto Alegre Em Cena

Luiz Gonzaga Lopes

"Atma" é um dos espetáculos concorrentes

publicidade

A 12ª edição do Prêmio Braskem em Cena traz dez novos concorrentes neste ano. As montagens foram selecionadas entre 87 inscritos, número recorde para o festival, e terão sessões em seis espaços da Capital, de 13 a 23 deste mês, integrando a grade do Porto Alegre em Cena.

Os concorrentes receberão prêmios nas categorias de Espetáculo (júri oficial e popular), Diretor ou Coreógrafo, Ator ou Bailarino, Atriz ou Bailarina e Destaque. A premiação será na festa de encerramento do festival, dia 24, às 17h, será no Centro Municipal de Cultura (Erico Verissimo, 307). Os ingressos estão disponíveis pelo site.

Conheça os espetáculos:

"Acuados"
Em comemoração aos 25 anos da Ânima Cia. de Dança (com mais de 15 espetáculos) e marcando os 10 anos da Lei Maria da Penha (lembrados em 2016), “Acuados” é um espetáculo de dança contemporânea que aborda a questão da violência contra a mulher. Com direção geral e coreográfica de Eva Schul, traz de forma poética à cena reflexões acerca desta tragédia cotidiana vivida por milhares de mulheres, denunciando, sensibilizando e instigando o público sobre o assunto. Apresentações em 13 e 14/9, às 19h, na Sala Álvaro Moreyra (Erico Verissimo, 307).

"Atma"
Inspirado na estética espacial de filmes de ficção científica, o espetáculo mergulha em viagem sensorial, transitando por técnicas de malabarismo, acrobacia aérea e dança. Baseados no conceito da palavra “Atma”, da essência imaterial e universal em que todos os seres se conectam na mesma teia cósmica, os artistas que perfazem esta encenação autoral – Carol Martins, Juliana Coutinho e Renata Ibis – sugerem reflexão poética sobre o humano e sua (des)conexão com o universo. Apresentações em 15 e 16/9, às 19h, na Sala Álvaro Moreyra (Erico Verissimo, 307).

"Fala do Silêncio"
A Cia. Rústica encena amor, naufrágio e rock’n’roll, em trama permeada por acontecimentos políticos e sociais da última década. A dramaturgia é composta por escrita polifônica, que parte de “Traições”, de Harold Pinter, e ganha autoralidade com textos da diretora Patrícia Fagundes criados durante os ensaios. Três atores — Leonardo Machado, Lisandro Bellotto e Priscilla Colombi — bateria, guitarra e microfones combinam música ao vivo, textos e silêncios. Apresentações em 22 e 23/9, às 19h, na Sala Álvaro Moreyra (Erico Verissimo, 307).

"Ícaro"
Um artista desdobra-se em histórias com um ponto convergente: depoimentos ficcionais de pessoas cadeirantes. Em sua estreia como dramaturgo, Luciano Mallmann reflete sobre a fragilidade humana à qual todos estão expostos. Inspirado em suas próprias experiências e de pessoas que ele conheceu após sofrer lesão medular, em 2004, o monólogo mistura realidade e ficção, numa espécie de mosaico sobre a diversidade humana. A direção é de Liane Venturella. Apresentações em 21 e 22/9, às 21h, no Instituto Goethe (24 de Outubro, 112).

"Iluminus"
Partindo de imagens e movimentos a partir da iluminação, o espetáculo de danças urbanas da New School Dreams é o resultado de uma pesquisa de investigação sobre a transformação de seres de sombras em humanoides, que se modificam constantemente pela presença ou ausência de luz. A direção é de Gustavo Silva e o elenco é formado por Brenda Eltz, Carini Pereira, Carol Fossá, Derik Honemann, Victória Bemfica, Vinni San, Thyago Perla e Willian Dipe Anga. Apresetações em 22 e 23/9, 21h, no Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307).

"Movimento Sobre Rodas Paradas" 
Marcando virada estética e de linguagem da Cia In.Co.Mo.De-Te, esta comédia é composta por cinco esquetes com reflexões sobre a vida cotidiana, retratando com humor ácido o inusitado. Carros de verdade entram em cena e constituem uma espécie de palco aos atores, que também contracenam dentro dos veículos. A direção é de Carlos Ramiro Fensterseifer, com dramaturgia de Nelson Diniz e atuação de Nelson, Álvaro RosaCosta, Fábio Cuelli e Liane Venturella. Apresentações em 20 e 21/9, às 21h, no Estacionamento do Teatro de Câmara (República, 545).

"Não me Toque Estou Cheia de Lágrimas"
O espetáculo da GEDA Cia. de Dança, com direção, concepção e coreografia de Maria Waleska Van Helden, une dança, literatura e artes visuais para tratar da personalidade da escritora Clarice Lispector e transpõe a intimidade essencial de suas palavras à linguagem da dança. Composto em três partes – nascimento, infância e vida adulta. O solo com Fabiane Severo (bailarina) e Helena Beatriz Pedroso (musicista) enfatiza as perturbações e inquietações desta mulher paradoxal. Apresentações em 20 e 21/9, às 19h, no Teatro do Sesc (Alberto Bins, 685).

"Parque de Diversões"
Com texto e direção de Diones Camargo e Marcos Contreras e atuação de Contreras, este monólogo dramático com ares de stand up comedy é recheado de sarcasmo e ironia para propor inquietante reflexão sobre o mundo contemporâneo através da figura de um homem que se sente anestesiado pela realidade à sua volta. No palco, o personagem comenta à plateia os fatos que o levaram àquele estado de absoluta letargia. Apresentações em 17 e 18/9, às 22h, na Galeria La Photo (Travessa da Paz, 22).

"Prata-Paraíso"
A montagem da Cia. Espaço em Branco, com direção de João de Ricardo, é livremente inspirada em “Pterodactyls”, de Nicky Silver. Andrew Tassinari, Douglas Jung e Eduardo d’Ávila interpretam a complexa temática da morte contando a história de um jovem artista, falecido há muito tempo vítima do HIV, que retorna da escuridão para acertar contas com sua família e sociedade heteronormativa. É uma extravagância politicamente afiada. Apresentações em 14 e 15/9, às 18h, na Sala Carlos Carvalho (Andradas, 736).

"Ramal 340"
Com o subtítulo “Sobre a Migração das Sardinhas ou Porque as Pessoas Simplesmente Vão Embora”, esta peça dirigida por Jezebel De Carli trama fragmentos de narrativas de viagens, despedidas e encontros, num fluxo veloz e não linear de acontecimentos que concorrem no Ramal, com histórias de pessoas ligadas pelo movimento, desejo, falta ou incompreensão sobre a própria experiência. A dramaturgia é de Francisco Gick. Apresentações em 16 e 17/9, às 21h, no Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307).


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895