9º Festival Cenáculo de Teatro destaca o teatro popular e de rua

9º Festival Cenáculo de Teatro destaca o teatro popular e de rua

Evento realizado de hoje a domingo reunindo oito espetáculos, celebra a produção da Baixada Fluminense, podendo ser acessado pelo YouTube e Instagram da Cia Cerne

Correio do Povo

“Ariano, o Cavaleiro Sertanejo", com Os Ciclomáticos Cia. De Teatro, abre hoje o evento

publicidade

Realizado ininterruptamente desde 2012, o Festival Cenáculo de Teatro, que em tempos de pandemia realizou duas edições online de solos, se reinventa mais uma vez, ao chegar a sua nona edição. Realizado em 2021  pelo Espaço de Cultura e Direitos Humanos João Cândido Marinheiro e pelo Instituto Cultural Cerne, no Rio de Janeiro, acontecerá em formato híbrido, com espetáculos gravados para exibição online. Contemplado pela Lei Aldir Blanc, se configura em uma verdadeira maratona teatral, que celebra a Baixada Fluminense, com 8 espetáculos, desta segunda até o próximo domingo.

A mostra foi toda pensada de forma a traçar relações entre teatro e circo (através de espetáculos que flertam com ambas as linguagens), a valorizar o teatro popular e de rua. Na grade estão os espetáculos “Will Will Conta Benjamim de Oliveira”, sobre o palhaço que dá título ao Circo Escola Benjamim de Oliveira, projeto da ONG Centro de Desenvolvimento Criativo Se Essa Rua Fosse Minha em São João de Meriti; e “Turmalina 18-50”, sobre o líder da Revolta da Chibata, João Cândido, morador da cidade por quase quatro décadas.

O festival ainda reafirma seu compromisso com a educação e o desenvolvimento da cultura e do olhar crítico sobre a produção artística da região. Será constituído um júri estudantil com os membros da Trupe Malungos, grupo fixo formado por jovens alunos da escola de circo mencionada, que receberão uma oficina de análise de espetáculos teatrais para, posteriormente, atribuir prêmios como melhores atuação, direção e espetáculo, entre outros. Além disso, promoveu parcerias também com o canal de YouTube Cadernos Cênicos, de Leandro Fazolla, e o projeto “Baixada Crítica – Escritas Afetivas”, que vão divulgar vídeos e textos com análises críticas sobre os espetáculos participantes.

Serão duas sessões diárias, até o dia 22, com premiação pelo júri estudantil, no dia 25. A abertura, hoje, às 18h será com Os Ciclomáticos Cia. De Teatro em “Ariano, o Cavaleiro Sertanejo. Seis Cavaleiros à procura do lendário autor Ariano Suassuna invadem com música e poesia a cidade nordestina de Armorial. Eles contam e cantam sobre a lenda do cavaleiro nordestino, aquele que nasceu, amou, viveu e lutou usando suas armas mais potentes: a pena e a tinta. O cavaleiro andante, de mistérios e mitos, deixou seu legado e perpetuou suas histórias.  Às 21h tem vez “Will Will Conta Benjamin de Oliveira, com Palhaço Will Will e Brigadeirinho Produções, ponto alto da programação. O foco é o primeiro palhaço negro brasileiro conhecido, Benjamin de Oliveira, contado sob o ponto de vista de um palhaço negro dos dias atuais: Will Will.

Amanhã será a vez de “Nosso Grande Espetáculo” (18h), com a Adorável Companhia e “Cidade do Sorriso” (21h), com Guapoz Produções Artísticas; na quarta, “Boquinha...e Assim Surgiu o Mundo” (18h) com o Coletivo Preto e “Uma Mala Para Dois Palhaços” (21h) e quinta, “A Incrível peleja de Simão e a Morte” (18h) com a Cia. De Arte Popular e “Turmalina 18-50” (21h) com a Cia. Cerne.
 
 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895