A 43ª Coxilha Nativista começa nesta quarta-feira

A 43ª Coxilha Nativista começa nesta quarta-feira

O festival tradicionalista é realizado em Cruz Alta desde 1981 e já é patrimônio cultural do RS

Correio do Povo

O evento conta com diversas apresentações de músicos, sejam concorrentes ou convidados

publicidade

Considerado um dos mais tradicionais festivais de música nativista do Rio Grande do Sul, a Coxilha Nativista de Cruz Alta chega à 43ª edição, de forma ininterrupta, com início nesta quarta-feira. O evento também abrange a 37ª Coxilha Piá, 6ª Coxilha Instrumental, 6ª Coxilha vai à escola, 4ª Coxilha vai às ruas e 1ª Coxilha dos Idosos.

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, a Coxilha Nativista transcende os limites de Cruz Alta, recebendo músicos e instrumentistas do Estado, do Brasil e de países vizinhos. Durante a sua trajetória, o festival teve canções que viraram clássicos da música gaúcha. Entre elas estão “Léguas de Solidão”, interpretada por Luiz Carlos Borges, na 1ª edição, a polêmica “Morocha”, interpretada por Davi Menezes Júnior, “Vento Norte”, na voz de Eraci Rocha, ambas da 4ª edição, e “Batendo Água”, da 17ª de Gujo Teixeira e Luiz Marenco.

O festival, que integra o calendário do município, será realizado entre os dias 26 e 30 de julho, no Ginásio Municipal Dr. José Westphalen Corrêa. Trinta canções serão avaliadas pelos jurados César Oliveira, Fabi Lamaison, Jaime Brum Carlos, Lincon Ramos, e Lu Schiavo.
Cada troféu tem o nome de uma figura ilustre ligada ao Estado, sejam artistas, escritores ou personagens. Entre eles, o 1º lugar é o troféu Erico Verissimo, o 2º  lugar, troféu Capitão Rodrigo e 3º  Lugar, troféu Ana Terra. Os prêmios avaliam composições, intérprete, melodia, arranjo, conjunto vocal, além de indumentária e outras categorias. 

 

PROGRAMAÇÃO


As atividades começam amanhã, 26 de julho, a partir das 18h, com mateada artística e show de Nilton Júnior no palco instrumental. Às 19h30min, os portões do Ginásio Municipal serão abertos e a cerimônia oficial dará início ao evento, que segue até domingo, dia 30 de julho. A entrada é gratuita, conforme ordem de chegada. Dezenas de artistas vão se apresentar no evento. A previsão do resultado dos classificado para a final está previsto para o final da noite de sexta-feira. 

No sábado, a partir das 7h30min, serão abertas as inscrições do Concurso de Trova Mi Maior de Gavetão no Pavilhão II Parque de Exposições. Outras atividades paralelas também serão realizadas. A partir das 8h30min, começa o Rodeio da Coxilha na Pista de Rodeio. No mesmo horário, na Casa de Cultura Justino Martins, terá início o II Fórum Gauchesco de Surdos. 

A parte culinária também terá o concurso Cheff CCGL Super Útil no Acampamento Lenda da Panelinha, no Parque de Exposições, a partir das 9h. A partir das 14h, no Ginásio Municipal, ocorrerá a abertura oficial da Coxilha Piá, com show com Emanuelle Macúglia e Germano Fogaça. Logo após, começa a fase competitiva. 

No Palco Principal, às 20h haverá show com Ernesto Montiel Y Su Cuarteto Santa Ana. Logo após, às 21h30min, será a grande final da 43ª Coxilha Nativista. O anúncio das campeãs e campeões e a entrega dos troféus deve ocorrer após a meia-noite.

No domingo ocorrerá, a partir das 8h, o Rodeio da Coxilha na Pista de Rodeio.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895