A 60ª Feira do Livro é o tema central do Caderno de Sábado

A 60ª Feira do Livro é o tema central do Caderno de Sábado

Suplemento traz os destaques do evento, que começa em 31 de outubro

Luiz Gonzaga Lopes / Correio do Povo

Suplemento destaca a programação, o patrono e os mais de 40 autores de 15 países que estarão na Praça

publicidade

A Feira do Livro de Porto Alegre sempre teve como um dos prinicipais atrativos a presença de autores estrangeiros, que sempre estreitaram o intercâmbio entre o Rio Grande do Sul e o Brasil com países que produzem boa literatura. Autores como Mia Couto, Pedro Juan Gutiérrez, Guillermo Arriaga, Michel Houellebecq, Michel Cunnigham estiveram na Feira antes ou no início do seu momento de auge. Nesta 60ª edição do evento literário, que será realizado de 31 de outubro a 16 de novembro, na Praça da Alfândega e arredores do Centro Histórico da Capital, serão mais de 40 autores de 15 países, entre os quais Canadá, Espanha, Polônia, Dinamarca, França, Suécia, Noruega, México e Argentina.

O Caderno de Sábado deste final de semana destaca esta feira de muitos povos, do intercâmbio entre nações pela literatura, pelo livro e leitura. O suplemento destaca o Canadá como país homenageado e os nomes de autores estrangeiros presentes, alguns mais conhecidos no Hemisfério Norte do que no Brasil. Entre os autores, estão o português Gonçalo M. Tavares, o espanhol Javier Moro, os argentinos Alberto Manguel e Mempo Giardinelli, o norueguês Nikolaj Frobenius, a sueca Catharina Ingelman-Sundeberg e a jornalista investigativa canadense Isabel Vincent.

O CS tem uma entrevista com o patrono da Feira, Airton Ortiz concedida a Adriana Androvandi e Luiz Gonzaga Lopes, na qual fala sobre a missão como patrono, o seu novo livro "Paris", pela editora Benvirá, e seu processo criativo, entre outros assuntos. Dois artigos abordam grandes escritores.

O francês Bertrand Ricard fala do acerto na escolha do conterrâneo Patrick Modiano como Nobel de Literatura e a doutora em Literatura Comparada pela Uerj, do Rio, Egle Pereira, fala da poesia do nova-iorquino Paul Auster, um tanto desconhecida dos leitores brasileiros. Boa parte não tem tradução ao português. Uma dica sobre a mostra Alemães & Descendentes, em cartaz até 2 de novembro, no Guion Arte, na Cidade Baixa, e as atrações do final de semana em música, cinema, teatro e literatura complementam a publicação.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895