"A Amiga Genial" estreia no Brasil este domingo

"A Amiga Genial" estreia no Brasil este domingo

Famosa saga literária italiana ganha adaptação em oito episódios pela HBO

Correio do Povo

Minissérie apresenta elenco, direção, roteiro e produção italianos e diálogos em dialeto napolitano

publicidade

Na cidade italiana de Nápoles, nos anos 1950, duas meninas iniciam uma grande amizade que termina na adolescência, mas que, de um modo ou de outro, vai perdurar por toda a vida. Este é o ponto de partida do romance “A Amiga Genial” (L’Amica Geniale”), da autora italiana Elena Ferrante (pseudônimo da escritora com identidade desconhecida até hoje) que ganhou adaptação pela HBO (em parceria com a RAI italiana) e que estreia neste domingo, dia 25, no Brasil, às 22h.

Dividida em oito episódios, esta minissérie retrata a amizade entre as meninas Rafaella Cerullo, mais conhecida como Lila (Gaia Grace), e Elena Greco, a Lenu (Margherita Mazzucco), da infância ao início da adolescência. Lila será sempre uma grande referência para Lenu em tudo, da inteligência à aparência, incluindo, principalmente a desenvoltura.

A explicação ao título da obra e da série é mais um dado para entender o relacionamento entre as duas personagens. Elas são muito diferentes, mas acabam se completando uma a outra. As duas meninas vão aprender juntas como é crescer em uma região pobre no período de pós-guerra e em uma época em que as mulheres não tinham, realmente, muito espaço para qualquer tipo de ambição. As jovens atrizes Elisa Del Genio e Ludovica Nasti interpretam, no começo da história, respectivamente Elena Greco e Rafaellla Cerullo quando crianças.

Um dos pontos mais importantes desta adaptação de “A Amiga Genial” foi o fato de que a HBO, pela primeira vez, ao apostar no potencial da popular saga literária, quebrou novas barreiras com as gravações que trazem diálogos no dialeto napolitano e não no italiano clássico, uma tendência impulsionada pela atual globalização do público que já tinha obtido resultados instigantes na exibição de produtos como “The Americans”, “Narcos” e a série dinamarquesa “Borgen”. Até mesmo a RAI está transmitindo a produção com legendas, o que segundo o diretor Savério Costanzo, revela bastante do que ele considera o impacto desta nova realização para a TV internacional.

O romance “A Amiga Genial” foi lançado em 2011 e mais de 10 milhões de leitores (principalmente leitoras) pelo mundo todo foram seduzidos pela obra de Ferrante sobre a relação complexa entre duas meninas. Segundo a Europa Editions, os quatro “romances napolitanos”, como a obra de Ferrante é conhecida no velho continente, são, mesmo, o que se pode chamar de um sucesso comercial considerável, com 2,6 milhões de cópias vendidas e com repercussão, inclusive, no complicado mercado editorial dos Estados Unidos, onde é muito difícil produtos estrangeiros, ainda mais de uma autora até então desconhecida, alcançarem algum destaque.

Os direitos de transmissão da minissérie foram adquiridos por um total de 56 países. Com roteiro assinado pelo diretor em parceria com Francesco Piccolo, a adaptação procurou ser o mais fiel possível à obra de Ferrante, que se mostrou muito “vigilante” no começo das gravações. Mas ao que consta, ela confiou demais no trabalho do diretor, que no lançamento da fita no último Festival de Veneza, declarou: “Não vemos pessoas aparecendo em todos os lugares, estamos mais focados na complexidade do ponto de vista das duas personagens femininas. Acho que isso pode levar a uma nova forma de contar histórias”.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895