A arte voltada ao público infantil em painel e oficinas
Arte Como Ciência reúne especialistas de oito países e Maratona Brincante Online oferece seis cursos
publicidade
O projeto Arte Como Ciência inicia 2021 ampliando suas ações internacionais e refletindo sobre “Arte Para Crianças e Jovens”, com a participantes de oito países. Clarissa Malheiros (México), Idris Goodwin (EUA), Jerry Adesewo (Nigéria), María Inés Falconi (Argentina), Imran Khan (Índia) e Yuck Miranda (Moçambique) väo relacionar as especificidades dialógicas do teatro para crianças com o trabalho artístico que desenvolvem e o contexto em que o mesmo está inserido. Em uma promoção do Centro Brasileiro da Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ/ASSITEJ Brasil), tem transmissão hoje, às 14h30min, no canal artecomociencia do Youtube. Realizado em diversos idiomas, o evento conta com traduções solidárias para o inglês e o espanhol.
Já a Maratona Brincante Online, promovida pela Neemi Editora, visa inovar a prática pedagógica, através de brincadeiras criativas, com curadoria da designer Gabriela Rangel. A série de seis cursos, planejados por convidados renomados, ocorrerá de hoje até dia 28 deste mês, voltada a educadores, artistas, profissionais da saúde, pais e mães. As aulas serão feitas de terças a quintas, das 19h às 21h, com transmissão pelo Zoom. Interessados podem se inscrever pelo site http://matematicadaminhavida.com.
A programação inicia nesta terça, com “Brincadeiras de Mãos”, com a especialista em Alfabetização, Bibiana Rangel. O curso propõe práticas pedagógicas lúdicas que valorizam o protagonismo infantil, a empatia e o sentimento de pertencimento ao grupo. Com repertório didático autêntico, aborda diferentes áreas do conhecimento. Amanhã é a vez de “Fazer Musical: Voz e Corpo”, com o cantor, ator e educador, Lucas Moraes, que consiste de práticas e jogos corporais com o intuito de apropriar-se do fazer musical. A partir de um repertório de jogos e brincadeiras, é proposta a criação de um ambiente que favoreça o desenvolvimento integral dos alunos.
“Encantelas: Portais Sonoro-Brincantes”, com a performer Elinka Matusiak, ocorre nesta quinta, estimulando novas perspectivas didáticas que priorizem a brincadeira e o afeto, entre descobertas e reinvenções pelo universo da música e de outras expressões artísticas. No dia 26, “Escutar a Infância: Ouvir pela Primeira Vez”, com o músico e educador Angelo Mundy, se baseia em experiências e reflexões ligadas a uma prática educacional centrada na criança, na linguagem do brincar, na subjetividade e na poesia. No dia 27, Ana Cristina Rangel ministra “Brincando com o Tangram”, demonstrando como é possível aprender Matemática de forma divertida. No encerramento, Charles Raszl (Barbatuques), comanda “Fragmento, Mosaico, Mandala”, dia 28, utilizando-se da percussão corporal.