A literatura ganha novo festival na Serra Gaúcha

A literatura ganha novo festival na Serra Gaúcha

Festival Internacional Literário de Gramado tem sua primeira edição desta sexta-feira até 11 de setembro, com mais de 100 autores presentes

Luiz Gonzaga Lopes

Músico e escritor Zeca Baleiro será uma das atrações do evento que se estende até 11 de setembro em Gramado

publicidade

A Serra Gaúcha recebe, a partir desta sexta-feira, dia 2, a 1ª edição do Festival Internacional Literário de Gramado. Com o tema “O livro está na mesa: o papel da literatura em momentos de transformação”, o FiliGram será realizado até 11 de setembro no Lago Joaquina Rita Bier. Durante estes 10 dias estão previstas mais de 150 atividades gratuitas com debates, painéis, saraus, sessões de autógrafos, slams, teatro de rua, teatro de bonecos e infantil, cinema e shows, contação de histórias, exposição, performances, oficinas, meditação, intervenções surpresa.

As FiliGram Nights acontecerão em espaços gastronômicos. A programação possui curadoria coletiva dividida em cinco eixos temáticos: Polaroid Brasil (diversidade, sustentabilidade e futuros possíveis); Mercatto (mercado editorial, meios de produção e circulação); Orgânico (engajamento digital); Campi (academia, teoria); Digiteen (adolescentes).

Escritores, músicos e ilustradores 

Dentre os mais de 100 participantes, estarão presentes escritores, slammers, ilustradores, tradutores, artistas de teatro, música e dança, professores, editores e críticos. Estão confirmados nomes importantes como Clara Corleone, Jeferson Tenório, Paulo Scott, Natália Borges Polesso, Zeca Baleiro, Kiusam de Oliveira, Pedro Pacífico, Yuri Al’Hanati, além da sul-africana Futhi Ntshinguila, a mexicana Lola Ancira, o britânico Michael Bhaskar, os portugueses Afonso Cruz e Celia Sousa. O vocalista do Teatro Mágico, Fernando Anitelli fará apresentação poético-musical.

Cerimônia de abertura

A cerimônia de abertura e apresentação dos curadores será nesta sexta às 18h30min, seguida da mesa de abertura às 19h no Auditório do FiliGram, com Jeferson Tenório, carioca radicado em Porto Alegre, e o português Afonso Cruz, com mediação da escritora Vanessa Passos. O tema será "Brasil, Portugal e os 200 anos de independência - como se cruzam nossas narrativas?".

As atividades do festival literário começam mais cedo com destaque à conversa sobre Escrita Criativa às 15h, com Lella Malta, Bel Porazza e Rubem Penz; à mesa sobre Prêmios Literários às 16h, com Vanessa Passos, Taiane Martins e Henrique Schneider e ao painel sobre o homenageado do FiliGram, o poeta e professor gaúcho Oliveira Silveira, morto em 2009. A atividade será às 17h30min com a filha de Oliveira, Naiara Silveira Lacerda.

O FiliGram tem parceria com o Festival Literário Internacional Fólio, de Óbidos, em Portugal. Os festivais literários das cidades coirmãs promovem programação conjunta com foco em acessibilidade cultural.

FiliGram

Sobre o evento, o secretário de Cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, destaca que objetivo a conectar a comunidade com o universo da literatura. A estimativa é que o Festival, que engloba a 25ª Feira do Livro de Gramado, atraia de 80 mil pessoas no espaço de 3500 m² montado no Joaquina Rita Bier. Mais pelo filigram.com.br. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895