A premiada escritora gaúcha Natalia Borges Polesso lança seu primeiro livro infantil

A premiada escritora gaúcha Natalia Borges Polesso lança seu primeiro livro infantil

Vencedora do Jabuti, ela escreveu "Formiguinhas", a história do amadurecimento de uma menina que aguarda o nascimento do irmão

Correio do Povo

Natalia Polesso lança o livro indicado para leitores a partir dos 7 anos

publicidade

Considerada uma das escritoras mais promissoras da literatura nacional contemporânea, Natalia Borges Polesso, nascida em Bento Gonçalves (RS), é uma autora multifacetada e reconhecida no Brasil e no exterior. Com seu primeiro livro, "Recortes para álbum de fotografia sem gente" (2013), venceu o Prêmio Açorianos, concedido pela Prefeitura de Porto Alegre (RS). Em 2016,  venceu o Prêmio Jabuti na categoria Contos e Crônicas com "Amora", e, no ano seguinte, foi incluída na lista Bogotá 39, que destaca 39 escritores latino-americanos.Também levou novamente o Jabuti em 2021, na categoria Romance de Entretenimento, como coautora do livro "Corpos secos". No ano passado, na categoria Romance, foi finalista do Jabuti com "Extinção das abelhas".

Agora, a escritora lança seu primeiro livro infantil pela FTD Educação: "Formiguinhas", ilustrado pela artista visual PriWi.

Natalia explica: “Formiguinhas é a adaptação de um conto que está no meu primeiro livro (Recortes para álbum de fotografia sem gente). Esse é um conto bem pessoal, que fiz a partir de uma fotografia minha de infância, em que estou realmente olhando formiguinhas com um arame numa pracinha”. 

Formiguinhas: indicado para leitores a partir dos 7 anos, o livro conta a história de uma família que sai para passear na praça antes do almoço. A mãe está grávida e quer descansar um pouco enquanto esquenta os pés no sol. O pai faz companhia para ela e a filha se aventura pela praça, munida de uma lupa imaginária feita de arame. O encontro com formiguinhas que devoram uma aranha faz a menina pensar na bala que não deveria estar comendo antes do almoço e no irmão que em breve irá nascer.

Trata-se de uma delicada e divertida narrativa em que uma criança precisa enfrentar, a partir de uma situação corriqueira, os desafios do amadurecimento diante das mudanças que ocorrem na vida.

Natalia detalha: “O livro é sobre curiosidade e ansiedade — e como uma coisa, às vezes, ajuda a gente a lidar com a outra”, diz a autora, que dedicou a obra, justamente, “às pessoas ansiosas e curiosas”.

A ilutradora PriWi é artista visual. Publicou "Inusitado" (2014) e "Pérolas" (2016), pela série Gibi Quântico, além de "Mamãe tamanduá" (2016), "Romeo and Juliet e Alfabeto poético" (ambos de 2021). Entre 2016 e 2020, trabalhou com animação (Cupcake e Dino: serviços gerais, para a Netflix) e campanhas publicitárias. "Formiguinhas" é seu primeiro livro feito todo com lápis de cor. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895