Abraccine elege "Aquarius" e "Elle" os melhores filmes de 2016

Abraccine elege "Aquarius" e "Elle" os melhores filmes de 2016

Votação foi realizada pelos jornalistas associados da instituição brasileira

Correio do Povo

"Aquarius" foi eleito o melhor longa nacional, enquanto o francês "Elle" venceu na categoria de longa estrangeiro

publicidade

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) anunciou nesta segunda-feira os ganhadores do sexto Prêmio Abraccine, que nesta edição elegeu os melhores filmes de 2016. O resultado, obtido através de um rigoroso processo seletivo realizado a partir de uma discussão entre os associados da instituição em todo o Brasil, apontou para "Aquarius", de Kleber Mendonça Filho, como o melhor longa-metragem brasileiro. Na categoria de longa estrangeiro, o vencedor foi "Elle", estrelado pela francesa Isabelle Huppert e que levou duas estatuetas no Globo de Ouro neste ano.

Na categoria longa-metragem, concorreram todos os filmes lançados em circuito comercial no Brasil, tanto brasileiros como estrangeiros, entre 17 de dezembro de 2015 e 29 de dezembro de 2016, totalizando mais de 400 produções. Na categoria curta-metragem concorreram somente filmes brasileiros exibidos durante o ano de 2016 em mostras, festivais e demais eventos cinematográficos. Na última modalidade, o troféu ficou com “Estado Itinerante”, de Ana Carolina Soares. 

O presidente da Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Paulo Henrique Silva, afirma que “chegando agora à sua sexta edição consecutiva, e pelo fato da Associação ter forte atuação em todo o território nacional, o Prêmio Abraccine se consolida cada vez mais como o Grande Prêmio representativo do pensamento crítico brasileiro”.

Confira os vencedores do sexto Prêmio Abraccine:

Melhor longa brasileiro:
"Aquarius", de Kleber Mendonça Filho

Melhor curta estrangeiro:
"Elle", de Paul Verhoeven

Melhor curta:
"Estado Itinerante", de Ana Carolina Soares

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895