Acervo de Gabriel García Márquez chega à Universidade do Texas

Acervo de Gabriel García Márquez chega à Universidade do Texas

Local vai hospedar valioso arquivo do escritor

Correio do Povo

García Márquez foi impedido de entrar nos EUA por décadas

publicidade

A Universidade do Texas, nos Estados Unidos, adquiriu o arquivo pessoal do Nobel de Literatura Gabriel García Márquez, que contém manuscritos, notas, fotos e cartas. García Marquez, que morreu em abril aos 87 anos, sempre foi um forte crítico do imperalismo americano, inclusive sendo impedido de entrar no país por décadas.

O arquivo do escritor irá fazer parte da coleção do Centro Harry Ransom, junto a objetos de Jorge Luis Borges, James Joyce, Ernest Hemingway e Willia Faulkner, entre muitos outros escritores. "É muito apropriado que seja uma das nossas coleções. É difícil pensar em um romancista que tenha tido tão amplo impacto" disse ao The New York Times o diretor do Centro Harry Ransom, Stephen Enniss.

O arquivo foi comprado da família do escritor e o valor não foi revelado. O material contém obras importantes como o manuscrito final de "Cem anos de Solidão" (1967) - que lhe garantiu o Nobel de Literatura - e uma cópia de "En agosto nos vemos", sua obra inacabada e publicada parcialmente pelo "The New Yorker" (EUA) e pelo "La Vanguardia" (Espanha). O acervo inclui ainda duas mil cartas que o autor colombiano trocou com os escritores Graham Greene, Milan Kundera, Julio Cortázar, Günter Grass e Carlos Fuentes, 40 álbuns de fotos e material relacionado as suas atividades políticas e sua estreita amizade com o líder cubano Fidel Castro.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895