Alceu Valença é o ganhador do Prêmio UBC 2022

Alceu Valença é o ganhador do Prêmio UBC 2022

Sexta edição do prêmio celebra a obra do músico

Correio do Povo

Alceu Valença : com 311 canções registradas na UBC, 54 álbuns lançados e quatro vezes indicado ao Grammy Latino

publicidade

A União Brasileira dos Compositores (UBC) realizará a sexta edição do Prêmio UBC, em uma cerimônia repleta de surpresas para Alceu Valença. Autor de mais de 300 canções registradas, o artista receberá o Prêmio do Compositor Brasileiro, dia 8 de novembro, em cerimônia na sede da entidade, no Rio de Janeiro.


“Recebo com muita alegria a homenagem da União Brasileira dos Compositores. É um prêmio que estendo aos cantadores, aboiadores, versejadores e violeiros do Brasil profundo, que constituem a matéria prima da minha música. O que faço muitas vezes é ligar essas referências na tomada, aquilo que Luiz Gonzaga definiu como uma banda de pífanos elétrica. Primeiro sou são bentense, depois pernambucano, brasileiro e cidadão do mundo. É este o reconhecimento que a UBC confere a mim e todo o manancial de identidade que minha obra traduz”, afirma Alceu Valença.

A União Brasileira de Compositores, maior sociedade de gestão coletiva de direitos autorais do país, criou o Prêmio UBC em 2017. Na estreia, o homenageado foi Gilberto Gil. Nos anos seguintes, Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Herbert Vianna e Djavan receberam a honraria. Agora, o Prêmio do Compositor Brasileiro segue em boas mãos. 

Alceu Valença

Aos 76 anos, Alceu preserva na poesia de cada verso e na energia que entrega em cada apresentação, o espírito do jovem criativo e inquieto que, aos 23 anos, desistiu da carreira de advogado e jornalista que trilhava no Recife, para dedicar-se integralmente à música, sua maior vocação. Desde então, além do estilo único de interpretar as próprias canções, o talento autoral de Alceu também ganhou as vozes de intérpretes como Elba Ramalho, Maria Bethânia, Luiz Gonzaga, Ney Matogrosso, Alaíde Costa, Lenine e Os Paralamas do Sucesso. Entre os grandes hits do compositor estão músicas que entraram no imaginário da cultura popular brasileira como “Anunciação”, “La Belle de Jour”, “Tropicana”, “Girassol”, “Coração Bobo” e “Táxi Lunar”.

Autor de 311 canções registradas na UBC, Alceu Valença fez do seu cancioneiro uma verdadeira enciclopédia de sonoridades, expressões artísticas e estéticas da música nordestina, especialmente a pernambucana. Sua obra não apenas reúne, mas apresentou a boa parte do Brasil, elementos do frevo, maracatu, baião, cocos e repentes. Aliando tradição e modernidade, Alceu construiu uma obra ao mesmo tempo simples e sofisticada, levando para o mundo a diversidade da cultura brasileira.

São 54 álbuns lançados, sendo 31 de estúdio, 11 ao vivo e 12 coletâneas. O artista foi quatro vezes indicado ao Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras (2001, 2014, 2016 e 2022). Além de ter sido vencedor de diversos prêmios como o prestigiado Prêmio da Música Brasileira (2002 e 2015). 

Prêmio UBC 2022

A premiação contará com apresentações de mais de 10 grandes nomes da música brasileira. Alceu verá suas composições, em versões inéditas, interpretadas ao vivo por músicos convidados. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895