Alfredo Aquino apresenta a exposição "Apenas Pintura"

Alfredo Aquino apresenta a exposição "Apenas Pintura"

Abertura ocorre nesta quarta-feira no Theatro São Pedro

Correio do Povo

Detalhe de pintura da exposição

publicidade

O artista plástico Alfredo Aquino apresenta sua nova exposição, "Apenas Pintura", na Sala expositiva do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº) Centro Histórico, Porto Alegre. A mostra será inaugurada nesta quarta-feira, dia 5 de outubro, às 19h, e ficará aberta até o dia 6 de novembro. 

A mostra revela o trabalho e a reflexão pictórica do artista, que apresenta um conjunto de obras em pintura contemporânea, nas quais está apontada a busca estrita de uma linguagem própria ao universo da pintura, utilizando-se apenas os valores artísticos. Isso se apresenta na busca da cor, na construção de um espaço pictórico que acolhe alguns elementos sugeridos: um contorno de cabeça, algumas silhuetas, a sugestão de segmentos de uma linha de horizonte, uma caligrafia pictórica em que não se vêem signos identificados (não existem letras ou números nessa caligrafia). 

Sobre o autor

Alfredo Aquino é gaúcho de Porto Alegre. Artista plástico, pintor, desenhista, editor de livros de arte e de literatura. Iniciou a carreira como editor de capas do Círculo do Livro. Expôs em museus e centros culturais em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Participou de Circuitos Sesc de Arte em diversas cidades do país, vindo a realizar também alguns desses encontros - individualmente - em Paris. Escritor, publicou livros de arte: Jardim das Cores (Animae, 1989), Cartas Lettres (Iluminuras, 2004), Apenas Pintura (Ardotempo, 2020), entre outros; e em prosa ficcional: o de contos A Fenda (Iluminuras, 2007) e a novela Carassotaque (Iluminuras, 2008). Motivado pela questão pandêmica no Brasil, lançou em 2020 pela Ardotempo Não abrir os olhos - relato sofrido sobre sua experiência como vítima da Covid-19, e a narrativa documentária Diário da peste.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895