Anselmo Vasconcellos ministra (Des)Oficina de Comédia em Porto Alegre

Anselmo Vasconcellos ministra (Des)Oficina de Comédia em Porto Alegre

Aulas acontecem na noite desta sexta até domingo, na Escola Casa de Teatro

Correio do Povo

Autor, autor e diretor Anselmo Vasconcellos

publicidade

O  ator, autor e diretor carioca Anselmo Vasconcellos ministra, no próximo final de semana, a (Des)Oficina de Comédia na Casa de Teatro (Cristóvão Colombo, 400). As aulas acontecem presencialmente nesta sexta (dia 16), das 19h às 22h e sábado e domingo (17 e 18 de setembro), das 14h às 19h. As inscrições podem ser feitas através do site da Escola.

Através de uma imersão presencial, prática e teórica de três dias, o objetivo do curso é conhecer, com fatos e histórias, a origem, o transcurso histórico e o desenvolvimento em diversos cenários e países da arte da comicidade e o que causa o riso. O ministrante é ator de cinema, teatro e televisão. Já participou de mais de 50 filmes, como “Se segura, malandro!” (1978) e “Bar Esperança, o último que fecha” (1983),  ambos de Hugo Carvana; “A república dos assassinos” (1979) de Miguel Faria Jr. e “Brasília 18%” (2006,) de Nelson Pereira dos Santos, entre outros. Na TV, participou de telenovelas e minisséries, entre elas destacam-se “Araponga”, “A Viagem”, “Engraçadinha”, “A Vida como ela é...”, “Pecado Capital”, entre outras. 

O encontro de abertura tematizará: a origem da comédia, onde e como aconteceu; por que o ser humano ri; como isso é “adquirido” e como acontece em diversas situações; como surge o comediante na história; o  desenvolvimento da arte de encenar a comédia em diversas épocas e o transcurso da comédia em variadas abordagens por artistas de origens diferentes. No dia  17 (sábado) será a  vez de: a palhaçaria, como surge e como acontece na história; o  circo, apogeu e fim; o  teatro de Comédia; gêneros que se desenvolveram e os contextos de veículos como rádio, cinema e TV; a cena cômica, práticas e dinâmicas. E no encerramento: a construção do esquete; a encenação da comicidade em textos; comédia x humor, diferenças e abordagens; a construção do seu palhaço e apresentações dos trabalhos.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895