Aos 19 anos, Amanda Vontobel estreia nas plataformas nesta quinta

Aos 19 anos, Amanda Vontobel estreia nas plataformas nesta quinta

Single "I Put a Spell on You" tem produção do compositor e arranjador porto-alegrense Vagner Cunha


Arte & Agenda

Amanda Vontobel estreia nas plataformas digitais com "I Put a Spell on You"

publicidade

A cantora gaúcha Amanda Vontobel chega nesta quinta às plataformas de streaming com seu primeiro single "I Put a Spell on You". Com produção do compositor e arranjador Vagner Cunha, todo o dia 20 de cada mês será lançado um novo trabalho da cantora sem previsão de término dos lançamentos.

Amanda passou a maior parte de seus 19 anos entre Santa Maria e o Recanto Maestro (entre os municípios de Restinga Seca e São João do Polêsine), morando por algum tempo nos Estados Unidos. Até a adolescência, não ouvia música brasileira – sua referência musical era o pop internacional que ouvia no rádio do carro dos pais. A paixão pela música logo se voltou para o jazz americano, com destaque para Frank Sinatra, especialmente pela técnica e emoção do intérprete. Atenta à performance no palco, ela também elegeu Freddie Mercury como ídolo.

Pouco antes da pandemia, Amanda  realizou um trabalho de mentoria com o produtor paulista Rick Bonadio, que resultou em quatro músicas (uma delas gerou um videoclipe) criadas por Amanda e pela equipe do produtor. Ela valoriza a experiência com Bonadio, mas observa que a produção pesada a impedia de se encontrar.

O sonho de ser pop star ficou para trás, mas em setembro de 2021, quando ela assistiu a uma apresentação de "A Paixão de Dante", composta para orquestra, coro e solistas por Vagner Cunha, sobre tradução de José Clemente Pozenato para a obra de Dante Alighieri, ela finalmente se encontrou. O parceiro dos singles é Vagner Cunha, que compôs obras para balé (Mahavidyas/2010) e ópera (O Quatrilho/2018), para orquestra e violão (Concerto para Violão de 7 Cordas e Orquestra/2018), além de criar arranjos para Vitor Ramil, Guinga, Nei Lisboa, Chico César, Ná Ozzetti, entre outros. Amanda vê no produtor uma inspiração de vida e de arte: “Ele cria sem medo das críticas. É fiel a si e à sua arte”.

Os detalhes da estreia sinalizam orientações que ela e Vagner definiram, a começar pela composição escolhida. "I Put a Spell on You" foi composta em 1956 pelo americano Screamin' Jay Hawkins e se caracteriza pela tensão musical e emocional. A riqueza da composição se prestou a versões  diferenciadas: seu autor chegava a cantá-la com figurino de feiticeiro, e o grupo de rock Creedence Clearwater Revival colocou-a no setlist que tocou no festival de Woodstock (1969). Uma das versões mais recentes foi de Annie Lennox, mas a leitura definitiva veio de Nina Simone, lançada em 1965.

O arranjo da versão de Amanda investe na dramaticidade da letra e da melodia: Vagner criou várias camadas de violinos, percussão e harmônio indiano, tocados por ele mesmo, para acompanhar uma versão compassada da canção. 

As gravações têm sido feitas por Leo Bracht, na casa de Vagner Cunha, usando uma estação móvel do Transcendental Audio. Para os próximos dias 20 dos meses subsequentes estão previstos lançamentos de Nei Lisboa ("Romance"), Vitor Ramil ("Astronauta Lírico"), clássicos do jazz como "The Way You Look Tonight", obras de Robert Schumann e composições próprias de Amanda, em ordem ainda a ser definida. Entre os músicos que frequentam as sessões de gravação, estão os tecladistas New e Luiz Mauro Filho.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895