Aos 83 anos, escritora lança seu primeiro livro de poemas

Aos 83 anos, escritora lança seu primeiro livro de poemas

Elma Neves de Moraes autografa obra neste domingo, na Feira do Livro de Porto Alegre

Karina Reif / Correio do Povo

Elma autografa obra neste domingo, na Feira do Livro de Porto Alegre

publicidade

Depois de muitos anos frequentando a Feira do Livro de Porto Alegre, a escritora Elma Neves de Moraes, de 83 anos, poderá ver pela primeira vez uma obra sua nas bancas do evento que viu nascer há 57 anos. Ela lança neste domingo, pela editora Vidráguas, “Minha Vida Meus Amores”, com sessão de autógrafos às 16h30min.

No livro de poemas, a escritora que nasceu em São Francisco de Assis fala do casamento, dos filhos e da natureza. “Os poemas são a história da minha vida. É um legado para a minha família”, diz Elma. Ela conta que se apaixonou aos 16 anos, casou, teve cinco filhos e ficou viúva, jovem, aos 35 anos. Depois disso, casou outra vez e se divorciou. “Procurava uma cópia do marido bom que tive”, explica, lembrando que esse é um dos temas de seus poemas.

Antes do primeiro casamento, com 18 anos, a escritora morou em um orfanato em Porto Alegre, quando a Feira do Livro ainda nem existia. Nessa época, ela precisou escolher entre ser freira e constituir família. Optou pela segunda alternativa e foi viver em Mata e, depois, em Cacequi.

Com os filhos criados, Elma passou a frequentar a Feira do Livro e a encontrar as obras de autores que iriam influenciá-la, como Luís de Camões, Cecília Meireles e Castro Alves. “Eu ia lá e comprava pouco, mas achava que era a melhor coisa do mundo para uma pessoa como eu. Eu lia e memorizava os versos.”

Elma voltou a estudar e reuniu o que escreveu durante quase 70 anos. “O meu português é de 1941. Precisei aperfeiçoar a escrita e fiz cursos para melhorar”, conta. Na tarde deste domingo, a mulher que acompanhou toda a história da feira concretizará o sonho de fazer parte ainda mais dela.



Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895