Aquarelas de "O Pequeno Príncipe" são leiloadas por mais de 500 mil euros

Aquarelas de "O Pequeno Príncipe" são leiloadas por mais de 500 mil euros

Obras foram pintadas em uma espécie de papel de seda e serviram para ilustrar a edição original do livro

AFP

Relíquias pertenciam à esposa de Antoine de Saint-Exupéry, Consuelo

publicidade

Duas aquarelas do "Pequeno Príncipe", da obra célebre de Antoine de Saint-Exupéry, foram arrematadas nesta quarta-feira, em Paris, por mais de 500 mil euros, segundo informações da casa de leilões Artcurial. A primeira aquarela, estimada entre 110 140 mil, foi vendida por 294 mil euros, enquanto a segunda, estimada entre 92 e 110 mil euros, foi comrpada 226 mil. Ambas foram pintadas em uma espécie de papel de seda e colocadas sob papel cartão pelo escritor e aviador francês, e serviram para ilustrar a edição original do "Pequeno Príncipe", escrita em 1942 e publicada um ano depois.

A primeira, de 27,8 por 21,4 cm, mostra o famoso menino de cabelos dourados sentado em uma cadeira, contemplando o sol que se põe por trás das flores. Na segunda, com as mesmas dimensões, o Príncipe encontra-se deitado em um jardim de rosas.  As relíquias pertenciam a sua esposa Consuelo. Paralelamente, foram vendidos 11 rascunhos preparatórios dos desenhos finais por 104.000 euros e uma das últimas cartas do escritor, escrita na véspera de sua morte e endereçada ao seu amigo Pierre Dalloz, que foi arrematada por 18 mil euros.

Obra-prima da literatura universal, "O Pequeno Príncipe" ja foi traduzido em 270 línguas. Além disso, foram impressas mais de 1.300 edições. Um ano depois de publicar seu livro, Saint-Exupéry faleceu aos 44 anos próximo à costa da Marselha, enquanto efetuava uma missão para preparar o desembarque dos Aliados durante a Segunda Guerra
Mundial.



Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895