Arqueólogos israelenses descobrem monastério cristão de mais de 1.500 anos

Arqueólogos israelenses descobrem monastério cristão de mais de 1.500 anos

Autoridades estimam que local foi abandonado no século VII, por razões ainda desconhecidas

AFP

Riqueza da área sugere que o complexo pode ter sido um importante local de peregrinação na região da Judéia-Sefelá

publicidade

Arqueólogos israelenses descobriram restos de um mosteiro perto da cidade de Bet Shemesh, ao centro do país, incluindo um gracioso mosaico de aves e granadas, disse um fotógrafo da AFP na quarta-feira. "A riqueza da área sugere que o complexo pode ter sido um importante local de peregrinação na região da Judéia-Sefelá, a oeste de Jerusalém", disseram autoridades arqueológicas em um comunicado. No local, que data do período bizantino, os profissinais escavaram os restos de paredes feitas de pedra com grandes dimensões, bem como elementos arquitetônicos de mármore de parte da Turquia atual.

Entre estes elementos está a base de um pilar coberto com texturas decorativas. O local, dodo qual apenas uma pequena parte foi escavada até o momento, foi abandonada no século XII por razões desconhecidas, apontam historiadores da equipe. "Nós já sabíamos que existia uma série de igrejas e mosteiros antigos (na região), mas o que foi descoberto é notavelmente preservado", disse Benyamin Storchan, diretor de escavações, citado no comunicado. A área fica próxima do mosteiro salesiano de Beit Jamal, onde uma comunidade católica de homens e mulheres vive, separadamente.

As escavações realizadas desde o verão com a ajuda de mil jovens precederam um projeto de extensão, destinado a judeus ultra-ortodoxos, de um distrito de Bet Shemesh. Perguntado pela AFP, uma porta-voz das autoridades arqueológicas disse que não sabiam o que aconteceria no sítio. "Uma coisa é certa: o mosaico será preservado, mas não sabemos se ele permanecerá no lugar enquanto estiver protegido ou se ele será transferido para outro lugar", disse ela.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895