"Arte como prática de conexão" é o tema do próximo seminário Zonas de Contato

"Arte como prática de conexão" é o tema do próximo seminário Zonas de Contato

O artista inglês Tino Sehgal e a coreógrafa Iaci Lomonaco promovem uma dinâmica corporal e vocal neste sábado, dia 27, às 10h, no Instituto Ling

Correio do Povo

Iaci Lomonaco dirige e produz projetos interdisciplinares desde 2014

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O terceiro encontro do seminário Zonas de Contato da 13ª Bienal do Mercosul tem como convidados o artista inglês Tino Sehgal – que participará por videoconferência – e a coreógrafa Iaci Lomonaco, que participará presencialmente. Marcada para este sábado, dia 27, às 10h, no Salão do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440, Três Figueiras, Porto Alegre), a atividade contará com interpretação em libras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

No encontro, Sehgal e Lomonaco abordarão a cultura oral e a arte como prática de conexão, explorando os potenciais do corpo e métodos de interação que o artista desenvolve em suas obras. O público será convidado a realizar dinâmicas corporais e vocais relacionadas aos trabalhos This Element e Yet Untitled, que têm como foco estados meditativos. Para melhor aproveitar a atividade, os inscritos deverão levar almofadas, pois o espaço não irá dispor de cadeiras – salvo em casos especiais. Recomenda-se também que os participantes usem roupas e calçados confortáveis.

Concebido pelo Projeto Educativo da 13ª Bienal, o seminário Zonas de Contato é uma parceria com o Instituto Ling, apoiador cultural do evento. Até novembro, outros encontros  reunirão nomes do cenário nacional e internacional para um diálogo ativo a partir do tema da mostra Trauma, Sonho e Fuga. O título do seminário toma emprestado o conceito de “zonas de contato” cunhado pela linguista Mary Louise Pratt e explorado pelo antropólogo James Clifford, que analisa espaços sociais onde diferentes culturas se encontram, provocando muitas vezes choques culturais  em razão dos contextos assimétricos de poder. 

“Novos horizontes, possibilidades de abordagem e tensionamentos se colocam a cada encontro do seminário. Diversas em termos de perspectivas e campos de conhecimento, cada pessoa convidada propõe trocas e interações diferentes com o público. O encontro com Tino Sehgal e Iaci Lomonaco terá um nível de participação bastante ativo, pois seremos provocados a experimentar nosso corpo e suas conexões coletivamente, algo a ser reaprendido no contexto pós-pandêmico que se anuncia”, observa a curadora e coordenadora do Projeto Educativo, Germana Konrath.
O apoio cultural do Instituto Ling à 13ª Bienal do Mercosul contempla ainda a série de encontros Conversas de Cozinha – Bastidores da Bienal, reunindo integrantes das equipes do Projeto Educativo, da produção, da arquitetura, da engenharia e da montagem do evento para abordar o desenvolvimento de propostas artísticas, desde a concepção até a execução e inserção na 13ª Bienal.
A 13ª Bienal do Mercosul é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio master do Santander e patrocínio para o Programa Educativo da Crown Embalagens. A mostra conta com apoio institucional do Centro Cultural UFRGS e apoio cultural do Instituto Ling. Realização Fundação Bienal do Mercosul, financiamento do sistema Pró-Cultura da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do RS. Realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Ministrantes da atividade

Iaci Lomonaco é uma mulher brasileira plural. Graduada em Administração e Economia (FGV-EAESP) e Artes Cênicas (Angel Viana – RJ), é mestre em Estratégia e Sustentabilidade (Universitá Commerciale Luigi Bocconi), atuou internacionalmente no mercado financeiro e como consultora sênior das Nações Unidas, ajudando a criar, desenvolver e implementar estratégias sustentáveis para empresas e comunidades locais. Desde 2014 dirige e produz projetos interdisciplinares que visam criar novas formas de relação com o mundo por meio de experiências que não sejam apenas racionalidade e razão, mas que possam atravessar e ser atravessadas pelos contextos sociais, culturais, econômicos e políticos vigentes.

Iaci Lomonaco | Foto: Maria Antonia Balbo / Divulgação / CP

Tino Sehgal nasceu em 1976, em Londres, Inglaterra. Atualmente vive e trabalha em Berlim. Reconhecido como um dos artistas mais importantes de sua geração, a aclamação da crítica de Tino Sehgal deriva de sua prática artística radical que assume a forma de “situações construídas”: encontros ao vivo entre visitantes e aqueles que encenam a obra. Sua beleza efêmera repousa na especificidade fugaz do encontro, onde os jogadores muitas vezes envolvem os visitantes com sua participação ativa na construção da peça. O abandono de Sehgal da produção material em favor da experiência vivida é, no entanto, alcançado com uma sensibilidade às considerações clássicas de forma, composição e espaço, fundamentadas não apenas na história da dança, mas também nas tradições ocidentais de escultura e pintura.

Tino Sehgal | Foto: Dapper Dan Magazine / Divulgação / CP

Sobre a 13ª Bienal do Mercosul

A 13ª Bienal do Mercosul reflete sobre experiências coletivas nesta edição, que retoma formato presencial em 2022. O evento é assinado pelo curador-geral, Marcello Dantas, os curadores adjuntos Tarsila Riso, Laura Cattani, Munir Klamt e Carollina Lauriano e a curadoria pedagógica de Germana Konrath. Com acesso gratuito, as exposições, que incidem sobre o tema Trauma, Sonho e Fuga, pretendem proporcionar ensaios de imersão por meio dos sentidos e da percepção dos visitantes. A mostra, presidida pela empresária Carmen Ferrão, acontece de 15 de setembro a 20 de novembro em diferentes espaços de Porto Alegre.

Esta edição reconhece nos traumas – individuais ou coletivos – o maior combustível da arte de todos os tempos e entende os sonhos como um estratagema para a fuga. Assim, a vivência traumática coletiva, como é o caso da pandemia de covid-19, impulsiona a criação artística para um novo território. O impacto no imaginário comum, por meio da ativação do onírico, dos sonhos e dos delírios, abre portas para o escape de uma condição imposta a todos nós. 


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