Artista César Oliveira receberá título de Adido Cultural do Rio Grande do Sul

Artista César Oliveira receberá título de Adido Cultural do Rio Grande do Sul

Honraria é dedicada a cidadãos que contribuíram à cultura rio-grandense

Correio do Povo

César Oliveira será o primeiro gaúcho a receber prêmio do Governo do Estado

publicidade

O cantor e compositor César Oliveira recebe, nesta terça-feira, o título de Adido Cultural do Rio Grande do Sul, no Palácio Piratini. Ele será o primeiro gaúcho a receber a homenagem que será dedicado aos cidadãos que contribuíram à cultura rio-grandense para a consolidação e preservação da identidade do Estado. A honraria foi concedida por meio do decreto 54.943, de 22/12/2019.  

César Oliveira de Souza nasceu em 8 de dezembro de 1969 em Itaqui. Filho e neto de artistas rio-grandenses, que desenvolveram suas carreiras na “era de ouro das rádios” e programas de auditório, tem sua trajetória cultural reconhecida por ser músico, compositor, empresário, administrador, gestor, ativista e articulador cultural.

Integrou, nos anos 1990, o grupo folclórico Os Chimangos. Oliveira fundou, na época, a Academia de Arte, Música e Dança Musicancha, em São Gabriel, onde atuou durante seis anos. Gravou em carreira solo sete CDs e, em dupla com Rogério Melo, foram mais de 16 trabalhos e três DVDs, todos com sua direção artística e produção. 

Entre prêmios e indicações, foi indicado ao Grammy Latino, em 2013, como Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras com "Era Assim Naquele tempo...!", e recebeu cinco indicações ao Prêmio da Música Brasileira, sendo premiado com Rogério Melo em 2008, como Melhor Dupla Regional do Brasil. Além disso, o músico foi indicado no Prêmio Açorianos nos anos de 2004 como Compositor de Música Regional, em 2008 como DVD do Ano com O Campo – Ao Vivo, e, em 2011 com Disco de Música Regional com o CD Rio-Grandenses.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895