Assange chama filme sobre WikiLeaks de "grande soneca geriátrica"

Assange chama filme sobre WikiLeaks de "grande soneca geriátrica"

Fundador do site afirmou que longa pretende enganar público

AFP

Assange chama filme sobre WikiLeaks de grande soneca geriátrica

publicidade

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, voltou a criticar o filme sobre o site que publicou milhares de documentos diplomáticos dos Estados Unidos, chamando-o de "grande soneca geriátrica", em uma carta dirigida ao seu protagonista divulgada nesta quinta-feira.

Em um comentário que acompanhou a carta dirigida ao ator que interpreta seu personagem, Benedict Cumberbatch, Assange sustentou que "o resultado (do filme) só pode ser apreciado pelo governo americano". Não se sabe se Assange viu o filme finalizado, que foi apresentado em setembro no Festival de Toronto. "Acredito que você é uma boa pessoa, mas não creio que se trate de um bom filme", escreveu o australiano em uma carta enviada em janeiro, mas que não havia tornado pública até agora.

O britânico Cumberbatch pediu que Julian Assange se reunisse com ele, mas o fundador do WikiLeaks, refugiado na embaixada do Equador em Londres desde junho de 2012, se negou. Um encontro deste tipo "pode parecer legitimar um filme que pretende enganar o público com múltiplas inexatidões", explicou Assange.

No filme, Cumberbatch, de 37 anos, dá vida a um Assange rude, estranho e desmazelado. Na vida real, Assange, um ex-hacker australiano de 42 anos, pediu asilo ao Equador para escapar do risco de ser extraditado da Grã-Bretanha para a Suécia, onde é suspeito de crimes sexuais.

"O Quinto Poder", dirigido por Bill Condon, estreará na próxima semana nos Estados Unidos e foi adaptado de dois livros, um escrito pelo ex-porta-voz do site, o alemão Daniel Domscheit-Berg, e o outro por dois jornalistas britânicos, David Leigh e Luke Harding. O longa estreia no Brasil no dia 25 de outubro.




Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895