Assembleia Legislativa celebra a Record TV RS

Assembleia Legislativa celebra a Record TV RS

Emissora foi lembrada no Grande Expediente do Parlamento Gaúcho

Correio do Povo

Canal foi lembrado pelo deputado Sérgio Peres (Republicanos)

publicidade

Uma emissora que fala com gente no campo e da cidade, do pampa, da serra, do litoral. A Record TV RS, que entrou no ar, pela primeira vez, em 1º de julho de 2007, recebeu homenagem, nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa. O canal foi lembrado no Grande Expediente da Assembleia Legislativa pelo deputado Sérgio Peres (Republicanos). “Manifestamos aqui o reconhecimento de nove milhões de pessoas que têm na Record um canal para a informação e para o entretenimento diário. Famílias atentas e fiéis à emissora que sabe falar com todas as camadas da população. E com todos ao mesmo tempo”, declarou ao iniciar seu pronunciamento.

O parlamentar falou sobre a trajetória da emissora, que entrou no ar dia 1º de julho de 2007, apresentando uma nova opção de canal de informação e de entretenimento. Na época, ocupava o quinto lugar em audiência no mercado gaúcho, mas com a meta audaciosa de alcançar o segundo lugar na preferência dos telespectadores. Dois anos depois, atingiu o seu objetivo. “Vestiu as cores do Rio Grande e fez morada nos lares dos gaúchos, oferecendo uma programação de qualidade, com a dedicação e o capricho de quem prima pela informação e pela utilidade pública, prestando um serviço essencial à população”, enfatizou.

 A TV Record oferece 7 horas e meia por dia de programação local. Fato, que na avaliação do deputado, é decisivo para tornar a emissora uma das forças propulsoras do desenvolvimento regional. A capacidade de prestar atenção à voz das ruas, do cidadão do campo, da cidade, do interior e da capital foi outro elemento destacado pelo parlamentar. “É o Rio Grande quem pauta a TV, que tem as câmeras ligadas diante de membros de poderes, das categorias de trabalhadores, dos personagens do nosso dia a dia e também dos especialistas”, enumerou.

Sérgio Peres lembrou ainda que a Record também está  presente nos meios digitais, onde milhões de internautas interagem com seus os conteúdos. O canal está disponível pelo Playplus, uma das maiores plataformas de streaming do Brasil. A emissora ostenta, segundo ele,  a maior participação em rede nacional, com mais de 100 conteúdos mensalmente produzidos pela equipe gaúcha e exibidos para todo o Brasil. “Ultrapassou fronteiras divulgando além-mar o nosso Rio Grande pela Record Internacional”, frisou. 

O deputado citou também os principais programas jornalísticos da emissora e ressaltou que o Rio Grande do Sul “se tornou cenário de novelas, séries e produções especiais exibidas para outros países pela Record Internacional”. Encerrou seu discurso afirmando que a programação da emissora se pauta pela independência e responsabilidade. Também se manifestaram por meio de apartes a deputada Franciane Bayer (Republicanos) e os deputados Zé Nunes (PT) e Airton Lima (PODE).

A TV que o público gaúcho gosta e aprova

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Casa, deputado estadual Valdeci Oliveira. Sérgio Peres concedeu a Medalha da 55ª Legislatura à direção da emissora. O presidente do Grupo Record RS, Carlos Alves, contou sobre a alegria de receber o reconhecimento. “Para o time Record, é uma satisfação estarmos aqui e chegar aos 15 anos em um país como o nosso, enfrentando muitas dificuldades, se manter durante uma pandemia”, contou. Segundo ele, o início da emissora no Estado foi desafiador. “A Record, em nível nacional, reconhece a importância de ter um veículo no RS, que se apresenta a todo Brasil, por meio de sua cultura, de seus empreendedores e tudo o que acontece aqui e levamos ao país e ao mundo. A gente faz essa TV que o público gaúcho gosta e aprova”, ressaltou Alves. 

Líder da Igreja Universal no RS, o bispo Guaracy Santos destacou a representatividade da emissora atualmente para o Estado. “Me alegro, mas não me surpreendo. Quando você conhece a semente, tem a ideia exata de como vai ser o fruto. Desde que começamos, é um trabalho muito sério e transparente”, explica. Segundo ele, mesmo que haja momentos de descontração durante alguns programas, o telespectador entende que é necessário. “Não há inverdades, mentiras, fake news. Se compramos uma ideia errada, há uma facilidade da emissora em se retratar. Quando vejo isso tudo, a rede em segundo lugar em audiência, a Record Internacional em 150 países, é uma alegria, resultado de um trabalho duro”, diz o bispo. Estiveram no evento, ainda, o diretor-presidente do Correio do Povo, Sidney Costa, o gerente-geral da Rádio Guaíba, Jefferson Torres, e diversos funcionários e jornalista do grupo, como os apresentadores de TV Vanessa Pires, Alexandre Gamón e Simone Santos.

Presenças ilustres na AL

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE/RS), desembargador Francisco José Moesch compareceu à homenagem na Assembleia e saudou a emissora. “É muito importante a presença da Record TV RS. Parece que foi ontem, mas a marca é muito forte. Nos acostumamos, desde cedo, a receber uma informação clara, confiável, suficiente e de fácil compreensão”, salientou. O senador Luis Carlos Heinze (PP) também esteve no plenário para o Grande Expediente. “É um orgulho termos a Record aqui. Um jornalismo sério e comprometido com as coisas do RS. Tem um lado: o da verdade”, reforçou. O governo do Estado foi representado pela secretária de Comunicação Zete Padilha e a prefeitura de Porto Alegre teve a participação do secretário de Comunicação Social, Luiz Otávio Prates.  

História

Depois de uma contagem regressiva, uma mensagem anunciava: “Vem aí a TV dos Gaúchos”. A TV Record Rio Grande do Sul, como era chamada na época, entrou no ar ao meio-dia, com um programete especial sobre o Estado. No dia seguinte, estrearam os programas Rio Grande no Ar, Balanço Geral e Rio Grande Record, que estão no ar até hoje. Em 2 de dezembro de 2009, a então TV Record RS transmitiu pela primeira vez seu sinal digital através do canal 21 UHF. Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a RecordTV RS, bem como as outras emissoras de Porto Alegre, cessou suas transmissões pelo canal 2 VHF em 14 de março de 2018.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895