Associação Chico Lisboa realiza live da "Mostra Fora da Margem"

Associação Chico Lisboa realiza live da "Mostra Fora da Margem"

Equipe curatorial esclarecerá dúvidas do edital, aberto até 13 de novembro, no site da entidade

Correio do Povo

Exposição ocorrerá de forma híbrida, em março de 2022, simultaneamente em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria, abrangendo obras de artes visuais e filmes de curta-metragem com temáticas LGBTQIA+

publicidade

A Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa promove hoje, às 18h, uma live em seu Facebook, sobre a "Mostra Fora da Margem: panorama visual das subjetividades Queer", que acontecerá de forma híbrida, em março de 2022, simultaneamente nas cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria. Participará a equipe curatorial, formada por Manuela Fetter, Neiva Bohns, Ben Berardi e Sandro Ka, com mediação da presidente da entidade, Lisiane Rabello, para esclarecer eventuais dúvidas sobre o edital, aberto até 13 de novembro, no site http://chicolisboa.com.br. A exposição abrangerá obras de artes visuais e filmes de curta metragem com temáticas LGBTQIA+. 

A Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa visa promover as artes de uma maneira abrangente e conectada com as demandas sociais contemporâneas como as relacionadas à temática LGBTQIA+. A visibilidade dessa comunidade e da sua produção artística é atual, necessária e urgente visto que é alvo de uma grande violência, marcada pela tentativa de silenciamento. Como ação direta em defesa dos direitos de livre expressão artística, sexual e de gênero, interesse direto da comunidade LGBTQIA+ e da sociedade em geral, "Fora da Margem" busca incentivar a produção, circulação, difusão e fruição artística. Contemplada pela Campanha "Eu Sou Respeito" do Ministério Público Federal, a coletiva,  segundo Lisiane Rabello “é uma resposta da Associação Chico Lisboa ao fechamento da exposição "Queer Museu: Cartografia da Diferença na Arte Brasileira", em 2017, após uma campanha difamatória efetuada, principalmente nas redes sociais. Não podíamos concordar com o cerceamento da liberdade de expressão que representou este fato.”

O diálogo entre as artes visuais e o cinema reafirma a necessidade de aproximar as diferentes linguagens, no propósito de celebrar a diversidade e suscitar o debate sobre a temática proposta. “Associando a mostra visual com uma mostra de curtas metragens ampliamos ainda mais o panorama que pretendemos atingir. Buscamos produzir uma mostra com as mais diversas expressões e narrativas para espelhar o momento em que vivemos, para que possamos refletir também sobre o papel da Arte como manifestação crítica da sociedade para que a partir dela se possa produzir um discurso mais coerente e mais inclusivo”, reitera Lisiane.
Ao final do período de exposições, haverá uma celebração que selecionará uma das obras com um prêmio de R$1 mil. Todos os trabalhos elencados para participar das exposição estarão automaticamente concorrendo ao prêmio.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895