Ativistas usam cola em ataque a quadro "Moça com Brinco de Pérola", de Vermeer

Ativistas usam cola em ataque a quadro "Moça com Brinco de Pérola", de Vermeer

A ação aconteceu nesta quinta-feira (27), na Holanda. Pintura não foi danificada em mais um ato de ativismo climático em busca de publicidade

AE

Ativistas atacaram a obra-prima de Johannes Vermeer "Moça com Brinco de Pérola" com cola e líquido. Outras obras também sofreram ataques.

publicidade

Ativistas atacaram a obra-prima de Johannes Vermeer Moça com Brinco de Pérola com cola e líquido nesta quinta-feira, 27, no museu Mauritshuis, em Haia, na Holanda. A pintura, contudo, não foi danificada em mais um ato de ativismo climático em busca de publicidade.

Foto: LEX VAN LIESHOUT / ANP / AFP

Um vídeo postado no Twitter mostrou um homem derramando uma lata de substância vermelha sobre outro manifestante que parecia tentar colar a cabeça na pintura protegida por vidro. O segundo homem colocou a mão no painel que segurava a pintura centenária.

"A condição da pintura foi investigada por nossos conservadores. Felizmente, a obra-prima envidraçada não foi danificada", disse o museu. Um dos homens, vestindo uma camiseta do grupo ativista Just Stop Oil, gritou "Como você se sente quando vê algo bonito e inestimável sendo aparentemente destruído diante de seus olhos? Você sente indignação? Bom. Essa é a sensação quando você vê o planeta sendo destruído diante de nossos olhos." No vídeo, ele continuou dizendo que a pintura é protegida por vidro enquanto um visitante do museu grita, em desaprovação: "Que vergonha!".

A polícia de Haia disse que prendeu três pessoas por "violência pública contra a propriedade". Neste mês, a obra Girassóis de Vincent van Gogh, também foi atacada na Galeria Nacional de Londres. A pintura também não foi danificada. A organização tem como objetivo chamar a atenção para mudanças climáticas. "A arte é indefesa, e o Mauritshuis rejeita firmemente as tentativas de danificá-la para qualquer finalidade", disse o museu. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895