Ator Marco Fronchetti dá voz a poemas de Paulo Leminski no Centro Cultural da Ufrgs

Ator Marco Fronchetti dá voz a poemas de Paulo Leminski no Centro Cultural da Ufrgs

Momento de leitura percorre diferentes temas da obra do poeta curitibano

Correio do Povo

Exposição “Múltiplo Leminski: um mergulho na obra de Paulo Leminski” na Sala Laranjeira do Centro Cultural da Ufrgs

publicidade

A programação da exposição “Múltiplo Leminski: um mergulho na obra de Paulo Leminski” contará com um momento de escuta da poesia do poeta. A leitura acontece nesta terça-feira, dia 25, às 18h. O ator Marco Fronchetti, que compartilha com Leminski a data de aniversário, 24 de agosto, selecionou textos a partir de sua identificação pessoal, percorrendo diferentes temas da obra do poeta curitibano. 

“Múltiplo Leminski: um mergulho na obra de Paulo Leminski” está na véspera de seu encerramento no Centro Cultural da Ufrgs (rua Eng. Luiz Englert, 333). Pode ser visitada até esta quarta-feira, dia 26, das 9h às 17h. A mostra explora as diferentes facetas de Paulo Leminski, reunindo originais (manuscritos e datilografados), entrevistas, cartas, documentos pessoais, crônicas de jornais, fotografias e vídeos.

Marco Fronchetti ingressou em 1975 no Curso de Arte Dramática da Ufrgs. Em 1980, está entre os formadores do Grupo TEAR, dirigido por Maria Helena Lopes, com ênfase no teatro físico, e faz parte de todas as montagens do grupo até 1998. Realiza cursos de mímica, expressão corporal, dança, voz e interpretação. A partir da experiência como ator no TEAR e do contato com outros grupos teatrais (Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho, Grupo Galpão de Belo Horizonte), estabelece os critérios para continuar sua formação.

Com algumas experiências anteriores, a partir de 1999 se estabelece como diretor teatral e forma o grupo Teatro de Ensaio, com o qual realiza as montagens de Álbum do Desejo (1999), Ensaio (2000) e Tragikós (2001). Desde 1994, ministra oficinas e workshops de preparação e treinamento do ator. Em 2007, dirige “Vladimir e Estragon”, adaptação de “Esperando Godot” de Samuel Beckett; em 2009, “O bairro”, com textos de Gonçalo M. Tavares; e em 2011, “Do it”.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895