Bailarina gaúcha acompanhará ballet russo em turnê no RS

Bailarina gaúcha acompanhará ballet russo em turnê no RS

Jovem de 21 anos foi eleita melhor entre 5 mil dançarinos latinos

LuisTósca

Bailarina gaúcha acompanhará ballet russo em turnê no RS

publicidade

Uma bailarina de 21 anos, formada pela Escola de Ballet Elisabeth Santos de Porto Alegre, foi escolhida para participar da turnê do Russian State Ballet, que ocorre em quatro cidades gaúchas de 27 de junho a 5 de julho. Manoela Santos foi convidada pelo diretor cultural da Rússia na América Latina, Augusto Stevanovich, para acompanhar a turnê. Ela foi eleita a melhor bailarina dentre 5 mil dançarinos latinos que se apresentaram no Sul em Dança, em setembro de 2014.

A jovem de porte franzino e sorriso franco que está no último semestre do curso de História na PUCRS estuda ballet clássico oito horas por dia de segunda a sábado com a mãe, que dirige a escola e é treinadora da filha. “Me dedico à dança desde pequena e isso trouxe para a minha vida valores como disciplina, respeito, educação e pontualidade”, destaca. Manoela já foi convidada a representar o país em um dos maiores festivais nos Estados Unidos, em maio, mas não conseguiu embarcar devido ao alto custo das despesas com transporte, diárias e alimentação. “O festival era em Manhattan, um dos lugares mais caros para se ficar e as despesas seriam dobradas porque eu tinha que levar a minha treinadora”. Apesar das dificuldades no caminho dessa jovem talentosa, ela será a representante gaúcha na turnê internacional e terá a oportunidade de conviver com experientes bailarinos estrangeiros por uma semana.

O Russian State Ballet tem na programação apresentações das obras Don Quixote, Sheherazade e O Lago dos Cisnes. O espetáculo começou, em Porto Alegre, no Teatro do Bourbon Country no sábado (27/6). Na segunda-feira, o grupo foi à serra gaúcha e se apresentou no Teatro da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Nos dias 1º e 2 de julho, o espetáculo estará em Pelotas, no Teatro Guararapes. Finalizando a turnê no Estado, haverá duas apresentações em Novo Hamburgo, no Teatro Feevale, nos dias 4 e 5 de julho.

A turnê no Brasil começou no dia 30 de maio no Rio de Janeiro, já passou por Aracaju, Maceió, Teresina, Manaus e Belém, entre ouras cidades. A expectativa da bailarina é aprender com os colegas. “Sabemos pouco da participação dela, mas o fato de estar convivendo com os melhores bailarinos do mundo já é um estímulo grande”, destaca Elisabeth, que está irradiante com a conquista da filha, que ficará uma temporada na Rússia.

Além do empenho de conciliar a carreira, mãe e filha também estão juntas em um projeto social de dança com meninas da Restinga. Manoela convive com a comunidade desde pequena e também trabalha nas ações de Natal, Páscoa e outras que são promovidas ao longo do ano. “São 150 meninas beneficiadas pelo projeto social mantido pela nossa escola. Elas recebem aulas de dança, reforçam vínculos sociais e consolidam a própria cidadania”, detalha Manoela. A jovem participará, em setembro, do festival de dança de Torres e também do Sul em Dança, que reunirá mais de 5 mil bailarinos de todo o Brasil.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895