Bardo e Kobra entre as estreias de cinema

Bardo e Kobra entre as estreias de cinema

Os principais destaques nas estreias de cinema vem do México, do Brasil e da Coréia do Sul

Marcos Santuario

Filme de Alejandro G. Iñárritu vai concorrer a uma vaga ao Oscar de Melhor Filme Internacional pelo México

publicidade

A lista de filmes que entram em cartaz está marcada por algumas boas novidades. Entre elas uma das produções que movimentou a recente edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Trata-se de “Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades”, do talentoso diretor mexicano Alejandro G. Iñárritu. Com elenco formado por nomes como Daniel Giménez Cacho, Griselda Siciliani, Ximena Lamadrid, o filme foi o indicado pelo México para concorrer a uma vaga ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Instigante, a produção conta a história de um renomado jornalista e documentarista mexicano que retorna ao seu país de origem para enfrentar sua identidade, seus afetos familiares, o absurdo de suas memórias, bem como o passado e a nova realidade de seu país. O personagem busca respostas em seu passado para reconciliar quem ele é no presente.

Documentário brasileiro sobre muralismo

Outro destaque nas telonas é o brasileiro “Kobra Auto-Retrato”, da diretora Lina Chamie. O documentário dá a conhecer parte importante da vida de um dos artistas brasileiros que se tornou famoso no mundo como muralista. A conversa se dá “em uma noite de insônia”, quando Kobra revê sua vida desde a infância difícil na periferia até o sucesso mundial. As imagens são cativantes, como é a obra do artista. Ao final, se conhece algo importante da trajetória de vida de Kobra, do grafite ilegal nas ruas de São Paulo até pintar em mais de 30 países. A direção de fotografia é do renomado e competente Lauro Escorel, responsável por criar ainda mais mágica nas telonas com as com cores e formas do trabalho do artista. O filme, híbrido entre documentário e ficção, entre realidade e sonho, foi também selecionado para o 13º Festival de Documentários de Nova Iorque, além de ter participado da recente edição do Festival do Rio. “Kobra Auto-Retrato” é um filme que também acaba mostrando as lutas e a emancipação de um artista que supera as dificuldades e vai ganhando força e voz própria, “levando esperança em tempos sombrios”.

Mortos-vivos direto da Coréia do Sul

E para os amantes do suspense e das peripécias que lembram zumbis, a estreia de “A Maldição: Despertar dos Mortos”, de Yong-wan Kim. Este novo filme de terror sul-coreano nos apresenta os Jaechaui, mortos-vivos que estão com sede de sangue, a partir do roteiro de Yeon Sang-ho, que também escreveu os thrillers “Invasão Zumbi”, de 2016 e “Invasão Zumbi 2: Península”, de 2020. Os tais Jaechaui são criaturas míticas asiáticas, parte dos contos folclóricos de terror, que entram na trama deste filme em meio à ganância da indústria farmacêutica. Na tela, eles surgem como cadáveres reanimados e controlados por um feiticeiro, que busca vingança para algo muito concreto, que foi criado e distribuído por uma daquelas indústrias responsáveis por lançar novos medicamentos no mercado mundial. Na tela, o espectador acompanha série de assassinatos cometidos pelos tais mortos-vivos. Depois do primeiro caso, entra em cena uma jornalista independente, com ligações místicas, que é convocada para envolver-se nas mortes, e descobrir quem está por trás. Menos susto e mais reflexão.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895