Biblioteca Pública do Estado completa 150 anos com programação especial

Biblioteca Pública do Estado completa 150 anos com programação especial

Evento on-line será realizado na tarde desta quarta marca a data, com a presença de escritores, autoridades e membros das Associações Riograndense e Brasileira de Letras

Correio do Povo

Salão de Referência da Biblioteca Pública do Estado, no Centro Histórico de Porto Alegre

publicidade

A Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE) completa hoje 150 anos, com uma programação gratuita, contando com personalidades de destaque da cena literária e cultural do Estado. Os escritores Jane Tutikian, Alcy Cheuiche e Luiz Coronel; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RS (IHGRS), Miguel Frederico do Espírito Santo, bem como dos membros da Academia Brasileira de Letras Antonio Secchin e Geraldo Carneiro participarão de um encontro virtual. Ao longo deste mês e também serão postados cards com todos os diretores que estiveram à frente da instituição; serão homenageados funcionários que contribuíram para seu funcionamento; acontecerá um Chapéu Acústico Especial, uma visita virtual e vídeos com depoimentos de pessoas que participaram dessa história. Mais informações: Instagram @bpe.rs e Facebook @bibliotecapublicadoestadors. 

A abertura contará com um breve recital apresentado pela Bach Society Brasil, com o maestro Fernando Cordella ao cravo, interpretando”Ária da Orchestral Suite nº 3 (BWV 1068)”, de Johan Sebastian Bach. O link será disponibilizado a partir do meio dia, pela plataforma Zoom, mediante o download antecipado do programa. Das 15h às 15h30min Morgana Marcon,  diretora da biblioteca desde 2003 e o presidente da sua Associação de Amigos (AABPE), Gilberto Schwartsmann, coordenam uma mesa com o governador do Estado, Eduardo Leite; a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo; o presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, Rafael Ban Jacobsen e o secretário de Cultura de Porto Alegre, Gunter Axt. 

Das 15h30min às 17h, Alcides Mandelli Stumpf, que é integrante da AABPE, estará à frente dos painéis “A Fundação da Biblioteca”, com Miguel Frederico do Espírito Santo, do IHGRS; e os membros da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL) Jane Tutikian, em “O Valor Simbólico da Biblioteca”; Alcy Cheuíche, em “Meu Olhar sobre a Biblioteca” e Luiz Coronel, em “Um Poema para a Biblioteca”. O encerramento, das 17h às 18h será com os imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL): Antonio Carlos Secchin em “Drummond e a Magia da Leitura” e Geraldo Carneiro, em ““Camões, Nosso Contemporâneo” 

A história da Biblioteca Pública do Estado começa na Província de São Pedro durante o reinado de D. Pedro II e sua fundação remonta a 14 de abril de 1871, com a Lei Provincial n° 724, quando passou a funcionar no mesmo prédio do Atheneu Rio-Grandense. De lá pra cá, além da importância histórica e da riqueza do seu patrimônio arquitetônico e mobiliário, construiu uma coleção de 250 mil volumes que representa o mais importante conjunto bibliográfico de salvaguarda da memória sul-rio-grandense, sendo a referência mais importante da historiografia e da cultura gaúchas dos séculos XIX e XX, além de imensurável representatividade junto à memória nacional pela exclusividade de títulos desde o século XVI, dentre outros. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895