Bob Dylan eletriza o público em Porto Alegre

Bob Dylan eletriza o público em Porto Alegre

Como de costume, o músico mudou os arranjos de praticamente todas as suas canções

Márcio Gomes / Correio do Povo

Bob Dylan encerrou turnê brasileira em Porto Alegre

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Em um show de pouco mais de hora e meia na noite dessa terça-feira, o Bob Dylan folk e acústico passou longe de Porto Alegre. A capital gaúcha viu ontem a versão rock and roll do músico que assombrou Newport em meados da década de 60, ao eletrizar sua música e passar boa parte daquela turnê sob vaias. Cenário bem diverso do Pepsi on Stage.

Dylan começou com "Leopard-Skin Pill-Box Hat", para emendar em seguida "It´s All Over Now, Baby Blue". No restante da noite, essa seria a tônica. Exceções feitas a "Tangled Up in Blue" e "Simple Twist of Fate", que acalmaram um pouco os ânimos. Mas mesmo o blues arrastado de "Blind Willie McTell" cresce no fim com um solo alucinante da harmônica de Dylan.

Como de costume, Bob Dylan mudou os arranjos de praticamente todas as suas canções. Apenas "Love Sick" permaneceu praticamente idêntica a versão original. Mesmo "Like A Rolling Stone" e "All Along The Watchtower", imediatamente reconhecidas pelo público, tiveram andamentos levemente alteradas.

Destaques para "John Brown", canção antibélica que ainda não havia sido tocada na turnê brasileira. Com direito a banjo, a música que conta a história de um soldado que volta para casa desfigurado pela guerra cresceu enormemente. Apesar de Dylan ter escrito a letra no começo da incursão norte-americana no Vietnã, foi esperto o suficiente para jamais citar o local do conflito, o que evitou de tornar a música datada.

"Summer Days", do álbum "Love And Theft", também foi tocada de forma completamente diferente na noite de ontem. Em versão quase rockabilly, a música ficou bem mais encorpada do que sua versão original e fez o público dançar em Porto Alegre. A clássica "Desolatin Row" surgiu num andamento bem mais acelerado – e elétrico – do que a sua contrapartida acústica de 1965. 

A parte final do espetáculo veio com "Higway 61 Revisited" e "Ballad Of A Thin Man", que preparam o cenário para o ápice da noite. "Like a Rolling Stone" não só levantou o público, como o fez cantar sozinho o refrão. "All Along The Watchtower" e o bis "Blowin' In The Wind" fecharam o show.

Bob Dylan é um dos poucos artistas de sua geração que ainda produz com a mesma qualidade dos tempos áureos. Porto Alegre viu e ouviu ontem à noite um músico que conseguiu fazer mais do que simplesmente envelhecer com dignidade. Mesmo que seu público tenha rejuvenescido. 


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