Bon Jovi, Dire Straits e Nina Simone são escolhidos para o Hall da Fama do Rock

Bon Jovi, Dire Straits e Nina Simone são escolhidos para o Hall da Fama do Rock

Bastante eclética, lista dos escolhidos pela instituição conta ainda com outros três nomes

AFP

Bon Jovi fez show em Porto Alegre em setembro deste ano

publicidade

A lendária Nina Simone, o grupo americano Bon Jovi e o britânico Dire Straits fazem parte dos escolhidos para entrar no Hall da Fama do Rock and Roll, anunciou a instituição nesta quarta-feira. A escolha de novos nomes para a seleta lista de 2018 é novamente muito eclética, reunindo ainda o new wave do The Cars, o gospel de Rosetta Tharpe e o rock inglês do Moody Blues.

Os seis novos integrantes do templo do rock e da música popular foram eleitos em uma votação que contou com a participação de cerca de mil profissionais e historiadores da música. O público em geral também teve a oportunidade de votar e permitir que cinco artistas ou grupos aparecessem em um boletim separado que se juntou ao dos especialistas.

A banda Bon Jovi, que depois de 34 anos continua ativa, foi a mais votada pelos fãs. Conhecido por suas espetaculares turnês e por ter em seu repertório vários hinos pop rock como "Wanted Dead or Alive", "You Give Love a Bad Name" e "Livin' on a Prayer", o grupo vendeu mais de 120 milhões de discos, segundo o site do Hall da Fama do Rock and Roll.  Entre os mais de 2.600 shows, dois dos mais famosos foram, sem dúvidas, os feitos em agosto de 1989 em Moscou como parte do primeiro grande festival de música ocidental na União Soviética.

Outra figura que aparece na lista é a cantora Nina Simone (1933-2003), artista inclassificável cujo timbre grave marcou profundamente a música moderna não só dos Estados Unidos como de todo o mundo. Pianista talentosa e cantora por acidente, Eunice Kathleen Waymon - seu nome de batismo - também foi compositora e escreveu várias músicas muito políticas, nas quais denunciou o racismo nos Estados Unidos. 

A escolha desta cantora com influência do jazz, da música clássica, do soul e gospel é parte de uma mudança paulatina iniciada há alguns anos pelo Hall da Fama, localizado em Cleveland, Ohio (nordeste), que quer se abrir a outros estilos musicais além do rock. Nesta abertura também encaixa a escolha de Rosetta Tharpe, cuja mistura explosiva de gospel e blues influenciou fortemente o rock, a ponto de às vezes ser considerada a madrinha do gênero.

A lista de indicados deste ano contava, entre outros, com Radiohead, Rage Against the Machine, Kate Bush e LL Cool J. A cerimônia para introduzir esses grandes nomes da música acontecerá em 14 de abril no Public Auditorium de Cleveland.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895