Brasil na pré-seleção para os Prêmios Platino 2022

Brasil na pré-seleção para os Prêmios Platino 2022

São 206 produções pré-selecionadas de diversos países para esta edição, incluindo importantes nomes do Brasil

Marcos Santuario

“7 Prisioneiros”, de Alexandre Moratto, recebeu seis indicações para o Prêmio Platino

publicidade

Confirmado para ser realizado presencialmente em 1º de maio, no IFEMA Palácio Municipal de Madri, na Espanha, a festa de Gala da IX Edição dos Prêmios Platino do Cinema Ibero-americano tem importante presença brasileira entre os pré selecionados. No total, são 206 produções pré-selecionadas de diversos países para esta edição, incluindo importantes nomes do Brasil. Entre os destaques estão “7 Prisioneiros” e “Carro Rei”, com seis indicações cada, liderando a lista de produções brasileiras pré-indicadas, seguidas por “Deserto Particular” e “Marighella”, com cinco cada.

“Cidade Invisível” obteve seis pré-indicações entre as produções televisivas. Isabel Zuaa (“Doutor Gama”), Rodrigo Santoro (“7 Prisioneiros”) e Seu Jorge (“Marighela”) estão na disputa pelo prêmio de melhor interpretação feminina e masculina. Entre os 21 países representados nesta primeira lista, a diferença de pré-indicações é mínima: Espanha lidera com 9%, seguida por Argentina, México, Peru, Portugal e Uruguai, todos com 6%. O mesmo se passa nas candidaturas a séries: México domina 16%, seguido por Espanha (14%), Argentina e Chile (10%). Desta primeira lista, sairão 20 indicados em cada categoria, e, finalmente, os quatro finalistas que irão Madri.

Os Prêmios Platino do Cinema Ibero-Americano, promovidos pela EGEDA, (Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais), com FIPCA (Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais) e com o apoio das Academias e Institutos de Cine Ibero-Americanos, destacam as produções e criadores mais importantes a cada ano, com 22 duas premiações e um Prêmio de Honra, desde 2014.

OS BRASILEIROS NA DISPUTA:

Na categoria Melhor Filme Ibero-americano de Ficção, concorrem “7 Prisioneiros”, de Alexandre Moratto, “Deserto Particular”, de Aly Muritiba e “Marighella”, de Wagner Moura.

Aly Muritiba e Wagner Moura concorrem na categoria Melhor Direção.

Rodrigo Santoro por “7 Prisioneiros” e Seu Jorge por “Marighella” foram os pré-selecionados na categoria Melhor Interpretação Masculina.

Isabél Zuaa, por “Doutor Gama”, representa o Brasil na categoria Melhor Interpretação Feminina.

Jules Elting (“Carro Rei”) e Vilma Melo (“Selvagem”), foram pré-escolhidos na categoria Melhor Coadjuvante Feminina, e Christian Malheiros (“7 Prisioneiros”) e Bruno Gagliasso (“Marighell”a) na categoria Melhor Coadjuvante Masculino.

“Cidade Invisível”, de Carlos Saldanha, “Dom”, de Breno Silveira e “O Caso Evandro”, de Aly Muritiba despontam na categoria Melhor Minissérie ou Telessérie.

Carlos Saldanha e Aly Muritiba estão pré-indicados para Melhor Criador de Séries.

Alessandra Negrini e Marco Pigossi (“Cidade Invisível”), Gabriel Leone (“Dom”) e Renata Sorrah (“Filhas de Eva)” são os pré-indicados nas categorias de interpretação das séries e minisséries. Jessica Córes (“Cidade Invisível”) e Raquel Vilar (“Dom”) estão na lista de Melhor Coadjuvante Feminina em Minissérie ou Telessérie; para Melhor Coadjuvante Masculino estão relacionados Dan Stulbach (“Filhos de Eva”) e Wesley Guimarães (“Cidade Invisível”).

Para a categoria Melhor Documentário estão pré-selecionados “A Última Floresta”, de Luiz Bolognesi, “Callado”, de Emília Silveira e “Cavado”, de Rafhael Barbosa e Werner Salles.

Para melhor Obra de Estreia, “Os Caminhos de Meu Pai”, de Mauricio Osaki.

Os roteiristas brasileiros pré-indicados são Henrique dos Santos e Aly Muritiba (“Deserto Particular”) e Sérgio Oliveira, Renata Pinheiro e Leo Pyrata (“Carro Rei”).

“Bob Cuspe: Nós não gostamos de gente”, de Cesar Cabral está na disputa por Melhor Animação.

E “A Última Floresta”, de Luiz Bolognesi, e “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, pré-indicados ao Prêmio de Educação em Valores (no caso de Muritiba é a sua quarta pré-indicação em uma mesma edição).

Melhor Música Original: “Carro Rei” e “Deserto Particular”.

Melhor Direção de Arte: “Carro Rei” e “Doutor Gama”.

Melhor Montagem e Edição de Som: “7 Prisioneiros” e “Carro Rei”.

Melhor Fotografia: “7 Prisioneiros” e “Marighella”.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895