Brasil terá filme no Tiff 2023

Brasil terá filme no Tiff 2023

A brasileira Carolina Markowicz vai receber uma das principais honrarias do festival canadense

Marcos Santuario

Carolina Markowicz terá seu filme avaliado para representar o Brasil na disputa por vaga no Oscar

publicidade

A partir do próximo dia 7 de setembro, o mundo do cinema estará com o foco no Canadá. Trata-se da edição 48 do Festival Internacional de Cinema de Toronto (Tiff). Nele, ocorre a estreia mundial de “Pedágio”, novo longa-metragem de Carolina Markowicz, que também será agraciada com uma das principais honrarias do festival, o Tribute Awards, oferecido pela Bulgari. Isso vai marcar a história da relação entre o evento canadense e o audiovisual do Brasil.

É que a cineasta será a primeira brasileira da história a receber o troféu, na categoria Emerging Talent, em cerimônia de gala marcada para o dia 10 de setembro. E não é pouco se você souber que, na mesma cerimônia em que Carolina será homenageada, serão premiados nomes da grandeza de Pedro Almodóvar (Jeff Skoll Award in Impact Media) e Spike Lee (Tiff Ebert Director Award), bem como o ator Andy Lau (Special Tribute Award) e o diretor de fotografia Lukasz Zal (Tiff Variety Artisan Award). 

Em anos anteriores, a premiação contemplou artistas consagrados, como Anthony Hopkins, Brendan Fraser, Jessica Chastain e Joaquin Phoenix, enquanto Sally El Hosaini (de “As Nadadoras”), Danis Goulet (de “Night Raiders”), Tracey Deer (de “A Pequena Guerreira”) e Mati Diop (de “Atlantique”) estiveram entre as homenageadas na mesma categoria de Carolina em outras edições.

Quem deu a notícia para Carolina foi um dos principais nomes do evento, Cameron Bailey, CEO do festival. Mas Carolina não é estreante no Tiff. Foi lá que ela mostrou, em 2014, seu segundo curta-metragem “Edifício Tatuapé Mahal”, depois “Namoro à Distância” e “O Órfão”. Também teve participação do Filmmakers Lab, evento paralelo no festival canadense. Mas foi no ano passado que a cineasta brasileira emplacou uma obra de impacto no Tiff. Ela colocou na tela da charmosa capital cultural do Canadá seu primeiro longa-metragem “Carvão”.

Aplaudido e reverenciado nas exibições, o filme colocou a cineasta em outro patamar em relação ao que antes tinha na relação com o Tiff. Agora é a vez de mostrar “Pedágio”, seu segundo longa, seguindo um caminho que a tem caracterizado como uma das diretoras mais destemidas de sua geração a entrar em cena. Essa é a aposta do próprio Cameron Bailey.

Além da participação no festival canadense, considerado um termômetro dos títulos que estarão na disputa do Oscar, “Pedágio” está entre os longas que serão avaliados pela comissão de seleção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de filme internacional da premiação.

O longa-metragem protagonizado por Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga também integra a seleção oficial do Festival de San Sebastián, na Espanha. Produzido pela Biônica Filmes e O Som e a Fúria, e distribuído pela Paris Filmes, o novo projeto conta a história de uma atendente de pedágio que, inconformada com a orientação sexual do filho, comete delitos na tentativa de financiar uma cura para a sua “doença”. Único longa brasileiro de ficção na programação do Tiff, o filme, que é descrito pela diretora como “um drama permeado por humor ácido”, participou de laboratórios de desenvolvimento audiovisual, como o de Tribeca, de Torino e de Berlim.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895