Brasil vence nos "Prêmios Platino 2022"

Brasil vence nos "Prêmios Platino 2022"

Foram entregues 23 estatuetas e o nosso país saiu da festa do cinema "Iberoamericano" com dois prêmios - "Melhor Documentário" e "Melhor Montagem"

Marcos Santuario

O "Melhor Filme" dos "Prêmios Platino 2022" foi “O Bom Patrão”, que recebeu também os prêmios de "Melhor Diretor", "Melhor Roteiro" e "Melhor Ator"

publicidade

Em cerimônia repleta de números musicais, criatividade e lembrança aos que sofrem com a guerra, na noite deste domingo foram entregues as 23 estatuetas dos "Prêmios Platino del Cine Iberoamericano", em Madri. O Brasil saiu da festa do cinema Iberoamericano com dois prêmios. O primeiro foi o prêmio de "Melhor Documentário", concedido para “A Última Floresta”, de Luís Bolognese. O produtor do filme, Caio Gullane, presente ao evento, subiu ao palco para agradecer o prêmio, leu seu discurso e alertou para a exploração da terra indígena no Brasil. O outro brasileiro premiado foi “7 Prisioneiros”, de Alexandre Morato, que levou o troféu de "Melhor Montagem".

O "Melhor Filme" dos "Prêmios Platino 2022" foi “O Bom Patrão”, que recebeu também os prêmios de "Melhor Diretor", para Fernando Leon de Aranoa, e "Melhor Roteiro".  E é também do filme de Aronea que surgiu o vencedor na categoria "Melhor Ator", o espanhol Javier Barden. Um total de quatro prêmios para o filme que já está disponível no streaming no Brasil. Já o prêmio de "Melhor Interpretação Cinematográfica Feminina" ficou com a atriz Blanca Portillo, do filme “Maixabel”, ainda inédito no Brasil. 

Na categoria "Melhor Ator Coadjuvante", o vencedor foi o chileno Alfredo Castro, por sua atuação em “Karnawal”. Já o troféu para a "Coadjuvante Feminina" ficou com Aitana Sánchez Gijón, que  atuou em “Madres Paralelas”, de Pedro Almodóvar. 

Como "Melhor Primeiro Filme", o vencedor foi “Karnawal”, co-produção entre Argentina, Bolívia, Chile, México e Brasil. Como "Melhor Animação dos Platino 2022" os aplausos foram para a vitoriosa produção peruana “Ainbo, la Guerrera del Amazonas”.

Entre as categorias de prêmios técnicos, "Melhor Direção de Arte" foi para “Madres Paralelas”; "Melhor Direção de Som" ficou com o filme “Memória”; e o troféu de "Melhor Fotografia" ficou com “Mediterrâneo”. “Madres Paralelas” levou ainda o Platino de "Melhor Música".

A "Melhor Série" foi considerada a argentina “O Reino”, que também levou o Platino de "Melhor Criador de Minissérie", prêmio entregue para Cláudia e Marcelo Pinheiro, criadores da produção que vai para sua segunda temporada com produção da Netflix.

Na categoria "Melhor Atuação Coadjuvante em Minissérie" os vencedores foram Najwa Nimri , por seu papel em “A Casa de Papel” , e Joaquin Furruel, ator que somou mais um prêmio para “O Reino”.

Homenagem - Carmen Maura, homenageada com o "Prêmio de Honra" desta edição, participou da noite de premiações e, aplaudida de pé, emocionada em seu discurso, destacou a qualidade e importância  do evento. Feliz em receber a homenagem se disse muito orgulhosa de ser de Madri e mais ainda de receber o prêmio aqui. “Trabalhei em muitos países e quero compartilhar esta homenagem a todos atores e atrizes que me acolheram em seus países.”

O filme mexicano “Los Lobos” recebeu o troféu "Platino ao Cine e à Educação em Valores".

Entre os brasileiros que estavam na competição, Aly Muritiba, por “Deserto Particular” reafirmou a felicidade de estar competindo nos Platino, “mesmo no ano de “O Bom Patrão”, que considera um grande filme. Assim como vários dos concorrentes, os brasileiros foram  unânimes em afirmar que “estar entre os finalistas” já é uma grande vitória para o audiovisual do Brasil. 

 A noite de Gala dos Prêmios Platino del Cine Ibero-americano encerra uma semana de convivência com a cultura iberoamericana, e com a cultura madrilenha. Em setembro deste ano, o universo audiovisual volta a reunir-se na Espanha para a realização da segunda edição de "Iberseries Platino Indústria", que reúnirá em Madri, grande parte do universo de profissionais que envolve a produção audiovisual ibero-americana.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895