Câmera Record conta histórias de obesos que aguardam há anos na fila da cirurgia bariátrica

Câmera Record conta histórias de obesos que aguardam há anos na fila da cirurgia bariátrica

Reportagem "Na Fila da Bariátrica" vai ao ar neste domingo (12) e apresenta dois casos de pessoas com mais de 200 kg

R7

Câmera Record mostra o drama de obesos que aguardam na fila da cirurgia bariátrica

publicidade

O Câmera Record deste domingo (12) acompanha a história de Rogélia e William, que simbolizam o drama de muitos brasileiros obesos que aguardam há anos para fazer uma cirurgia bariátrica.

Com exceção dos serviços essenciais, o mundo parou diante do coronavírus. A maioria dos hospitais deu prioridade ao atendimento de pessoas infectadas. De acordo com estudo recente da Universidade de São Paulo, cerca de 1 milhão de intervenções foram adiadas ou canceladas no Sistema Único de Saúde em meio à pandemia: quem já estava na fila por algum motivo, teve que esperar ainda mais. 

Rogélia Pazos de Avelar de Mattos - 248 Kg

"Eu estou na fila da bariátrica desde 2008, já estamos em 2021", indigna-se Rogélia. Em 13 anos, ela já teve o procedimento desmarcado em quatro oportunidades. Os adiamentos seguidos fizeram com que ela ganhasse mais peso e a mobilidade ficou prejudicada. "Sempre presa dentro de casa, numa cama, não ando, dependo de cadeira rodas", conta.

Agora Rogélia está pronta, mais uma vez, para a tão sonhada cirurgia. A dificuldade em organizar a logística com o SAMU foi o motivo do último adiamento. Depois de muita negociação, socorristas e o Corpo de Bombeiros ajudaram a levá-la ao hospital. A primeira missão foi tirá-la da cama: a porta da casa precisou ser desmontada e, com cuidado, os ajudantes venceram os obstáculos e a colocaram na ambulância.

Já na porta do hospital, Rogélia esbanjou otimismo: "Estou muito feliz. É só o começo da minha batalha contra a obesidade".

William Lima Silva, 29 anos - 204kg

Na pandemia, o sambista William viu a balança disparar. Com shows cancelados e sem poder sair às ruas, ganhou mais de 30kg. Obeso desde os 10 anos, hoje ele só vê uma saída para perder peso e recuperar a saúde: se submeter à bariátrica, mas desistiu da fila do SUS por não acreditar que seria chamado para fazer a cirurgia.

"Fiquei uns dois anos e pouquinho na fila e nunca me ligaram para falar da minha vez. Procurei informação, mas ninguém me disse nada", queixa-se William. A ansiedade gerada pela espera se aliou ao medo. Um primo dele havia feito uma bariátrica no passado e, segundo William, o resultado não foi o esperado. "Ele até teve uma vida normal após a cirurgia, mas voltou a comer e beber do mesmo jeito, aí eu fiquei com trauma", lembra o sambista.

Por tudo isso, decidiu abandonar a fila. Agora corre contra o tempo para voltar, uma preocupação que se estendeu para família: "Ele está muito acima do peso, tenho medo dele morrer do coração", preocupa-se a avó.

A reportagem vai ao ar no Câmera Record deste domingo, logo depois de A Fazenda 13!


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895