“Caio em Construção” homenageia Caio Fernando Abreu no Porto Verão Alegre 2023

“Caio em Construção” homenageia Caio Fernando Abreu no Porto Verão Alegre 2023

O espetáculo literomusical acontece hoje e amanhã, dias 18 e 19, no Instituto Ling

Correio do Povo

Deborah Finocchiaro e Fernando Sessé transpõem o universo de Caio Fernando Abreu para o palco através de crônicas, cartas, contos, poemas, depoimentos e música

publicidade

O espetáculo "Caio em Construção", que circula o país desde 2015 e que foi o embrião do espetáculo teatral Caio do Céu, está em cartaz hoje, dia 18, e amanhã, dia 19, às 20h no Instituto Ling (rua João Caetano, 440), com a atriz Deborah Finocchiaro e o músico Fernando Sessé transpondo o universo de Caio Fernando Abreu para o palco através de crônicas, cartas, contos, poemas, depoimentos e música ao vivo. O roteiro prioriza os textos que abordam a valorização da vida em todos os seus aspectos, apresentando, também, uma face pouco conhecida do autor: um Caio vibrante e solar. Consciente da iminência da morte e aceitando a própria finitude - muitas vezes com humor e escárnio -, se encontra desperto para o milagre da existência.

Deborah afirma que é impossível ler Caio Fernando Abreu sem enxergá-lo, sem senti-lo: “Ele é visceral, sincero, confessional, um biógrafo do emocional, um fotógrafo da fragmentação contemporânea, um tradutor do seu tempo. Escreveu principalmente sobre o tema que mais lhe despertava a imaginação: a condição humana. Expondo e questionando os valores da sociedade e, principalmente, as questões da alma humana”, reflete a atriz.

Deborah Finocchiaro é multiartista e estreou no teatro em 1985. Participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão. É também diretora, locutora, produtora, apresentadora, roteirista e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 36 prêmios, entre eles nove de melhor espetáculo, vinte de melhor atriz, dois de melhor direção, um de melhor texto adaptado, um de melhor roteiro e três como melhor artista de teatro. Em 1993 criou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados - um dos núcleos de criação cênica mais atuantes do Rio Grande do Sul, que se caracteriza por sua versatilidade, escolha de temas que estimulam a reflexão e o pensamento crítico e a mescla de diferentes linguagens. Em sua trajetória reuniu mais de 300 artistas e grupos de diferentes áreas e cidades brasileiras, atingiu mais de 500.000 pessoas através de seus espetáculos, oficinas e performances e percorreu mais de 80 cidades no RS, 18 estados brasileiros, Uruguai e Argentina, participando de temporadas, projetos, mostras e festivais nacionais e internacionais. Tem em seu repertório inúmeras obras, entre elas os espetáculos teatrais “Pois é, Vizinha...” (1993), “Sobre Anjos & Grilos - O Universo de Mario Quintana” (2006), “Caio do Céu” (2017), “Diário Secreto de Uma Secretária Bilíngue” (2019), a peça infantil, a partir do seu livro lançado pela Editora Bestiário, “Baile das Letrinhas” (2022), além de audiovisuais, saraus, performances e shows. É Bacharel em Interpretação Teatral no DAD / UFRGS (1992).

Fernando Sessé começou a tocar bateria ainda menino. Estudou com o grande baterista e percussionista Robertinho Silva em 1999. Morou no RJ durante dois anos participando de dezenas de trabalhos. Em Porto Alegre tocou e gravou com artistas de diferentes estilos, entre eles Adriana Deffenti, Monica Tomasi, Marisa Rotemberg, Mário Falcão, Caio Martinez, Gisele de Santi, Tati Portella, Nei Lisboa e Elias Barboza. Durante oito anos realizou um trabalho de mantras e cantos devocionais com o professor de yoga e meditação Marco Schultz que resultou na gravação de dois discos e um DVD. Têm como característica aliar instrumentos eletrônicos e acústicos em seus set’s. Estreou no teatro em 2017 como músico e ator do espetáculo “Caio do Céu” da Companhia de Solos & Bem Acompanhados. 2014 lançou seu primeiro disco intitulado “Em frente” gravado com o instrumento Handpan (Hang) e em 2017 o segundo disco “Rio Comprido” com o mestre Robertinho Silva.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895