Canoas recebe espetáculo que denuncia violência contra a mulher
capa

Canoas recebe espetáculo que denuncia violência contra a mulher

"Acuados" será apresentado no Teatro do Sesc Canoas neste sábado

Por
Correio do Povo

"Acuados" tem direção geral e coreografia de Eva Schul

publicidade

Canoas recebe, neste sábado, o espetáculo "Acuados", da Ânima Companhia de Dança. Com entrada gratuita, a apresentação ocorre às 20h, no Teatro do Sesc Canoas (avenida Guilherme Schell, 5340, Centro). 

Com direção geral e coreografia de Eva Schul, "Acuados" foi criado para celebrar os 25 anos da Companhia e homenagear os 10 anos da Lei Maria da Penha. "Queremos retratar o nível de submissão envolvido nas relações violentas, que leva a quebra da personalidade, e da autoestima dos indivíduos", disse Eva. 

"Personagens se confundem na busca de sensações de inferioridade, e os reflexos destas sensações nos movimentos de uma dança, que propõe que o público acompanhe e sensibilize-se ao vislumbrar, poética e esteticamente, o que não passa de dor e injustiça", explicou. 

A violência contra mulher em Canoas

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase metade das vítimas são assassinadas pelo marido ou namorado. Pelo menos uma em cada três mulheres apanham, são violentadas ou forçadas a manter relações sexuais em algum momento de sua vida. No Brasil, uma mulher é espancada a cada 15 segundos. 

O Rio Grande do Sul, conforme dados da Fundação Estadual de Estatística e Economia (FEE), é constituído em sua maioria por mulheres (51, 33% da população).

Ao analisar dados do Tribunal de Justiça do Estado, pode-se constatar que mais de 40% das cidades têm registros de medidas protetivas. É o caso de Canoas que, mesmo sendo o único município que conta com uma rede de enfrentamento à violência contras as mulheres, no primeiro semestre de 2017, teve 2.983 medidas acionadas. 

Oficinas 

Integrantes da Ânima irão realizar, no domingo, oficinas de improvisação e dança, de contempurbano e de produção cultural, na Sala Multiuso do Sesc Canoas. As inscrições podem ser feitas neste link