Cantora carioca apresenta música brasileira em Lisboa

Cantora carioca apresenta música brasileira em Lisboa

Paula Morelenbaum, um dos principais nomes atuais da bossa, faz turnê pela Europa

Luiz Gonzaga Lopes / Correio do Povo

Cantora carioca apresenta música brasileira em Lisboa

publicidade

A cantora carioca Paula Morelenbaum é cheia de bossa. Também pudera, mulher do multi-instrumentista Jaques Morelenbaum e com uma convivência de mais de uma década com Tom Jobim e Vinícius de Moraes, a cantora é uma das principais representantes do que é a bossa nova no contexto atual. Na noite desta terça-feira, Paula se apresentou no belo Teatro São Luiz, em Lisboa, fazendo o segundo show da turnê européia, que começou no fim de semana no Porto.

Num show com duração de 1h30min, a cantora conversou bastante com o público para explicar a “digressão” pelo universo da música brasileira neste show, composto basicamente dos seus dois discos Berimbaum e Telecoteco – um Sambinha Cheio de Bossa, o mais recente, lançado em 2008.

Com a graça e a certeza de uma bossa-novista experiente, Paula começou executando “Telecoteco”, auxiliada por uma segura e criativa banda formada pelo pianista e tecladista Pedro Milman, o baixista Lancaster Lopes e o baterista e percussionista Ricky De La Torre. Ela seguiu mostrando a sua pesquisa musical, que é amparada em canções dos anos 40 e 50, com “O Samba e o Tango”, interpretada no passado por Carmem Miranda.

Depois de cantar “Berimbaum” e “Não Me Diga Adeus”, composição de Aracy de Almeida. Paula invocou os deuses da bossa, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, além de Johnny Alf e Dorival Caymmi para trazer ao público português músicas como “Ilusão à Toa”, “Insensatez”, “Canto de Ossanha” (a do Vai, Vai, Vai), “Ela é Carioca” e “Água de Beber”, estas duas últimas foram o bis pedido pelo empolgado público português, brasileiro e de outras nacionalidades européias presente ao teatro.

Ao se referir a Vinícius de Moraes, Paula mostrou emoção, pois nesta terça o poetinha completaria 97 anos, caso estivesse vivo, e recitou o “Soneto da Separação”: “ De repente do riso fez-se o pranto. Silencioso e branco como a bruma. E das bocas unidas fez-se a espuma...”. Agora, a cantora segue para a Macedônia onde continua a turnê europeia.


Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895