Cantora luso-francesa Maria Teresa faz show em Porto Alegre nesta quinta

Cantora luso-francesa Maria Teresa faz show em Porto Alegre nesta quinta

Artista se apresenta ao lado do Moustaki Quinteto, no Teatro Ciee

Correio do Povo

Espetáculo terá música francesas, portuguesa, trilhas da Bossa Nova e de jazz

publicidade

A cantora luso-francesa Maria Teresa, ao lado do Moustaki Quinteto, que a acompanha nas turnês pela Europa, se apresenta nesta quinta-feira, às 21h, no Teatro Ciee (Dom Pedro II, 861). No repertório, destaque para criações do cantor e compositor Georges Moustaki (que adaptou para o francês "Les Eaux de Mars”), além de canções francesas, portuguesas, sucessos internacionais e até mesmo trilhas da Bossa Nova e de jazz.  Os ingressos custam R$ 120 e podem ser adquiridos pelo site.

O quinteto é formado pelos brasileiros Toninho do Carmo (violão, direção musical e arranjos da temporada brasileira, integrante do grupo de Moustaki), Acelino Mathias de Paula Filho (contrabaixo) e Luiz Augusto Cavani (bateria, que acompanhou Moustaki durante anos), o espanhol Rodrigue Fernandes (acordeão) e o francês Patrick Etonde Bebey (piano). Nascida em Livry-Gargan, na periferia de Paris, Maria Teresa é filha de pais portugueses que emigraram para a França no final dos anos 60.

Suas influências passam pela musicalidade brasileira, as harmonias jazzísticas americanas e a variedade da “british-pop”. Após formar-se em Línguas Estrangeiras Aplicadas, decidiu investir na carreira musical. O Café Brasília, de Paris, lhe abriu as portas. Na sequência, foi cantar no cabaré "Aux Trois Mailletz", o mais antigo da cidade. Foi lá que conheceu o guitarrista Toninho do Carmo, produtor do seu primeiro álbum, "Porto das Palavras". Nesse trabalho, contou com a participação especial do trombonista Raul de Souza. Desde então, tem se apresentado com salas lotadas em Portugal, Espanha e no seu país natal.

Além de cantora personalíssima, ela é também atriz. Ela faz trupe do "Théâtre de l'Opprimé" (Teatro do Oprimido, fundado por Augusto Boal e dirigido por Rui Frati). Seus mais recentes trabalhos foram: "La Traversée" (Beco das Garrafas), "Dans l'ombre" (Na sombra), "Swinging London", "Dom Quixote" e "Fantaisie pour un homme seul" (Fantasia para um homem sozinho). Seguindo o conceito da participação do coringa criado por Boal, faz atuações na periferia parisiense.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895