Carnaval de rua da Cidade Baixa reúne centenas de pessoas

Carnaval de rua da Cidade Baixa reúne centenas de pessoas

Blocos embalaram o público com diversas marchinhas de carnaval

Marco Aurélio Ruas

Bloco Deixa Falar animou os foliões na esquina da República com a General Lima e Silva

publicidade

 Para dar seguimento aos desfiles do circuito do Carnaval de Rua da Cidade Baixa, dois blocos fizeram a felicidade de quem compareceu ao bairro boêmio no sábado. A folia começou às 16h. Enquanto o bloco Galo de Porto ficou concentrado na rua Joaquin Nabuco, o trio elétrico do bloco Deixa Falar animou os foliões na esquina da República com a General Lima e Silva. Ambos embalaram inúmeras marchinhas de carnaval.

Com dois trios elétricos, o bloco Galo de Porto percorreu a rua General Lima e Silva até à avenida Loureiro da Silva. No trio principal, além das marchas de carnaval, a banda Orquestra Atômica tocou diversos forrós, que também animaram os foliões. Logo atrás, no segundo trio elétrico, a banda Tarcísio Meira’s Band tocou suas canções satíricas, levando mais diversão ao evento. “A Cidade Baixa já é a prova que Porto Alegre é festeira. Nada mais justo do que valorizar o carnaval de rua no bairro”, argumentou a estudante Júlia Medeiros, de 23 anos. Acompanhada das amigas, elas planejavam continuar fazendo festa em umas das casas noturnas da região após o evento. Já o comerciante Joaquin de Moraes, de 45 anos, aproveitou para levar a família. “Também é uma oportunidade de celebrar a família. É um ambiente de alegria”, afirmou.

Uma das novidades do bloco Galo de Porto foi a confecção de mil camisetas, vendidas para os foliões em troca de um quilo de alimento. “Os alimentos foram encaminhados a entidade beneficentes do bairro Cidade Baixa”, revelou um dos organizados do bloco Galo de Porto, Alexandre Ventura. Além disso, o bloco trouxe materiais de Recife para deixar a festa mais bonita. “Trouxemos um galo, no estilo boneco de Olinda, que ficará à frente dos trios”, disse.

Fazendo questão de apresentar todo seu repertório de marchas carnavalescas, o bloco Deixa Falar ainda exibiu músicas populares brasileiras, fazendo com que os foliões entoassem juntos todas as canções. Mesmo não se deslocando pelo bairro, o bloco contou um bom público, que aproveitou a praça de serviços montada no local. Posto de informações, delegacia móvel da Polícia Civil e uma ambulância foram alguns dos serviços disponibilizados na esquina das ruas General Lima e Silva com a República. A maioria das tendas que comercializavam bebidas também estavam disponíveis no local.

Para o conforto dos foliões, 65 banheiros químicos foram disponibilizados. Além disso, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) trancou seis cruzamentos na região para a movimentação do público e dos trios. Para garantir a segurança, 40 policiais da Brigada Militar ficaram espalhados pelos locais por onde a festa passou. Segundo o tenente Oscar Vernei, responsável pela operação no evento, a festa ocorreu tranquilamente. “Apesar do acúmulo de pessoas, a festa é tranquila, como nos outros dias”, disse.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895