Carnaval em Porto Alegre: Enredos da segunda noite de folia no Porto Seco

Carnaval em Porto Alegre: Enredos da segunda noite de folia no Porto Seco

Desfilam nesse sábado a última campeã do carnaval e mais nove escolas dos grupos ouro e prata

Rafael Rangel Winch

Atual campeã do grupo ouro, Imperadores do Samba ingressa na pista do Complexo Cultural do Porto Seco à 1h20min de domingo empenhada em conquistar mais um título da elite do carnaval da capital

publicidade

Depois da primeira noite de desfiles no Complexo Cultural do Porto Alegre, que começou na noite de sexta-feira e se estendeu até o final da madrugada deste sábado, mais 10 agremiações ingressam na passarela do samba a partir das 20h de hoje. A apresentação será aberta pelas entidades carnavalescas do Grupo Prata. A Protegidos de Princesa Isabel, representante de Novo Hamburgo, será a primeira a se apresentar, com enredo que abordará os sete pecados capitais a partir do tema "Vigiai e Orai, em Qualquer Brecha o Pecado Faz a Festa”. 

Na sequência, a Filhos de Maria cruzará o Porto Seco com o enredo "Obirici, a história não contada". Fundada em 2019 e participando pela primeira vez da competição pela categoria, a agremiação homenageará as mulheres indígenas e o empoderamento feminino. Na sequência, a Academia de Samba Puro, conhecida pelas cores azul, amarelo e branco e pelo símbolo de um pandeiro sobre uma mão, contará a história da erva-mate partindo do enredo "Caa-Yari, Ouro Verde, Tradição e Patrimônio Cultural dos Pampas". 

O espetáculo continua com a União da Tinga, que cantará "Restinga: o quilombo que deu certo”, uma homenagem a história do bairro da agremiação. Criada em 1989, a escola é conhecida pelo símbolo do pavão e pelas cores verde, vermelho, amarelo e branco. Encerrando as apresentações do Grupo Prata, a Unidos da Vila Mapa apostará no tema “Sara Forbes, a princesa africana”. 

Já os desfiles do Grupo Ouro começam com a representante de São Leopoldo, no Vale do Sinos. Caracterizada pelas cores verde, vermelho, amarelo e branco, a escola de samba Império do Sol terá como enredo “Resido na morada do amor, faço este samba com emoção para falar do direito à habitação”, com ênfase ao direito à habitação. 

Na sequência, a Imperadores do Samba entra na passarela do Porto Seco já na  madrugada de domingo, retratando “Sublime sobre o tempo”. O tema é uma homenagem ao teatro gaúcho e as artes simbolizados pelo Theatro São Pedro, localizado no Centro Histórico. A vermelho e branco é detentora de 22 títulos na elite do Carnaval de Porto Alegre. O último foi conquistado em 2022, quando homenageou espaços históricos da Capital que marcaram a trajetória da entidade carnavalesca na cidade.

As apresentações continuam com o azul, vermelho e branco da União da Vila do IAPI, da zona Norte, vem com o enredo “Na locomotiva da memória, a Vila canta bodas de diamante - integração Brasil/Coreia do Sul”. Em 2023, a agremiação vai celebrar os 60 anos da imigração coreana no Brasil.

A Sociedade Recreativa e Beneficente Estado Maior da Restinga será a penúltima a desfilar no Porto Seco na madrugada deste domingo. Na briga pelo título, a escola apostará no enredo “Bendita és tu, Anastácia negra dos olhos azuis”. Fundada em março de 1977, a escola tem 11 títulos na Série Ouro e dois na Série Prata.

O encerramento caberá à estreante da elite, que conquistou o passaporte para desfilar no Grupo Ouro por ter sido a campeã do Grupo Prata em 2022. Representante da zona Leste da Capital, a Realeza entrarão na passarela do samba com a missão de defender o enredo  "A Divina Realeza do Basfond é uma Dama de Barba Malfeita". A agremiação conta com sete títulos. Entre os compositores do samba-enredo figura o humorista Marcelo Adnet, que estreia como carnavalesco no Porto Seco.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895