Começa hoje o desfile das escolas de samba em Porto Alegre

Começa hoje o desfile das escolas de samba em Porto Alegre

Primeira noite terá apresentações de cinco agremiações do Grupo Prata e outras cinco do Grupo Ouro

Rafael Rangel Winch

Vice-campeã do Grupo Ouro em 2022, Bambas da Orgia abre as apresentações da categoria à 0h10min de sábado

publicidade

Os desfiles das escolas de samba no Complexo Cultural do Porto Seco começam nesta sexta-feira, com novidades em relação às edições anteriores. Pela primeira vez após 10 anos, a prefeitura de Porto Alegre e as ligas carnavalescas da Capital disponibilizaram mais de 10 mil ingressos gratuitos para o evento. Outro diferencial da folia para este ano será a presença apenas dos grupos Ouro e Prata. Com a extinção do grupo Bronze, as agremiações que não integram as duas categorias desfilarão como convidadas, juntamente com a tribo carnavalesca.

Neste primeiro dia passarão pelo sambódromo 10 agremiações, sendo cinco do Grupo Prata e cinco do Grupo Ouro, respectivamente. As outras 10 escolas restantes dos dois grupos se apresentam neste sábado. No ano passado, após apuração tensa, a campeã do Carnaval foi a Imperadores do Samba, com o enredo "Um espetáculo entre os palcos da cidade" que homenageou os 250 anos de Porto Alegre. A segunda colocação ficou com a Bambas da Orgia, que abordou o enredo "No Sagrado e no Profano, Sob as Bênçãos de Maria e de Iemanjá". Com sede de vitória, neste ano, a vice-campeã de 2022 irá celebrar a trajetória de uma das maiores agremiações do Carnaval carioca, a Portela.

Desde o começo do ano, o prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, visitam as quadras das entidades carnavalescas. Melo espera que os desfiles deste ano sejam marcados pela festa das escolas e não por confusões e mau uso do Porto Seco. "Esperamos que seja o Carnaval da paz, da boa convivência e não aquilo que vemos, às vezes, no espaço público que é usar sem responsabilidade os locais", ressalta. 

O orçamento total para os desfiles das escolas no Carnaval 2023 do Porto Seco é da ordem de R$ 4,8 milhões. Além desse valor, o executivo municipal buscou captar investimentos complementares para as agremiações. Para facilitar o acesso dos integrantes das escolas e do público ao local dos desfiles, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana anunciou a colocação de linhas de ônibus, com rotas alternativas, partindo de várias regiões, com trajetos de ida e volta ao longo dos desfiles.

Enredos variados invadem o sambódromo

Nesta sexta-feira desfilam pelo sambódromo de Porto Alegre 10 escolas de samba. Cada agremiação terá 50 minutos para realizar a apresentação. Se não ocorrer atraso, o primeiro desfile começará às 20h desta sexta-feira e o último às 4h50min de sábado.

A primeira a se apresentar será a Acadêmicos da Orgia com o enredo "Acadêmicos da Orgia Exalta Oliveira Silveira, o Poeta da Consciência Negra". A escola já ganhou três títulos no extinto Grupo Especial (hoje Grupo Ouro).

Na sequência, com as cores rosa, branco e verde, a Mocidade da Lomba do Pinheiro passará pela avenida com o tema “Diáspora negra, a travessia sombria... Porque Orunmilá, por que?".

Prestes a completar 63 anos de história e com cinco títulos do Grupo Ouro no currículo, a Praiana, a partir virá com o tema "Nkisi e a Herança Ancestral da Civilização Banto".

Logo depois entra na passarela a vencedora de dois títulos no Grupo Ouro, Império da Zona Norte, que apresentará o enredo "A zona Norte enraizada nesse chão. Pedro Guilherme, a Semente de um Império de Paixão". A escola do bairro Navegantes e das cores amarelo, prata e branco contará a própria história desde seus primórdios pelas lentes do fundador da agremiação.

Encerrando o primeiro dia do Grupo prata, a Copacabana, escola que tem como símbolo uma sereia, trará o enredo "Agudás: Ideais de Liberdade da Negritude Sacodem a Bom Jesus e o Porto Seco".

Com previsão de entrar na passarela do samba à 0h10min de sábado, a atual vice-campeã da Grupo Ouro, Bambas da Orgia abrirá os trabalhos da elite com o enredo "Ilu Ayê! Escola de Bamba É Portela". Partindo das mesmas cores, o azul e branco, assim como do mesmo símbolo, uma águia, as escolas gaúcha e carioca terão suas histórias cruzadas ao longo do desfile. Bambas acumula 21 títulos no grupo principal de Porto Alegre.

Na sequência, a Fidalgos & Aristocratas cantará "Laroyê Xica da Silva, Xica Ê Mojubá - Um Legado Africano, a Resistência de Uma Raça". O último título da escola na série principal foi em 1973.

A seguir, nas cores vermelho, preto e branco, a Acadêmicos de Gravataí traçará um paralelo entre realidade e imaginação, abordando aspectos como saúde, educação e mobilidade urbana na perspectiva futurista de "Brilha nos Olhos da Onça Negra Gravataí: a Cidade do Futuro".

A próxima escola será a vencedora de dois títulos no Grupo Ouro em 41 anos de história, a Imperatriz Dona Leopoldina. A agremiação do bairro Rubem Berta entrará na passarela do samba com o tema "Sozinhos somos fortes, juntos somos imbatíveis! A cooperação nos fará campeões!", destacando a importância do cooperativismo.

A Unidos da Vila Isabel encerra a primeira noite de desfiles com a indagação "Agora a Vila Isabel te pergunta, o que vale ouro pra você?". Vai destacar o ouro não somente como metal precioso na geração de riqueza, mas como objeto na religião, no cotidiano e no imaginário popular.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895