Estado Maior da Restinga é campeã do Grupo Ouro do Carnaval de Porto Alegre

Estado Maior da Restinga é campeã do Grupo Ouro do Carnaval de Porto Alegre

Escola ficou com nota máxima, 160 pontos

Kyane Sutelo

Restinga volta a ser campeã após 11 anos

publicidade

Porto Alegre conheceu nesta segunda-feira, a escola campeã do Grupo Ouro do Carnaval 2023: Estado Maior da Restinga. A vitoriosa trouxe como enredo: "Bendita és tu, Anastácia negra dos olhos azuis" e foi a penúltima a passar pela passarela Carlos Alberto Barcellos, o Roxo, na segunda noite de desfiles. A escola ficou com nota máxima, 160 pontos. "É muita emoção. Quero agradecer especialmente para a minha esposa que me ajudou muito nessa batalha. Vamos pra quadra comemorar", celebrou o presidente Aldo Carlos Rabello. A decisão foi pelos critérios de desempate e, em segundo lugar, ficou a Unidos de Vila Isabel.

Também foi anunciada a campeã do grupo Prata. A escola Copacabana conquistou o título e sobe para o grupo Ouro no próximo ano. "Essa comunidade da Bom Jesus merece estar no grupo especial. É uma comunidade de samba, comunidade guerreira", celebrou o presidente, Mestre Chula, em meio a lágrimas e ao canto do samba enredo por componentes da escola.

Já a escola Império do Sol fez o pior desfile da Ouro, segundo os jurados, e cai para o grupo Prata. As escolas Mocidade Independente da Lomba do Pinheiro e Acadêmicos da Orgia ficaram nos dois últimos lugares do grupo Prata e não passam pelo Porto Seco no ano que vem.

A chuva atrapalhou os componentes das direções e integrantes das escolas de samba que foram até o Porto Seco acompanhar a apuração. Uma estrutura fechada abrigava a comissão do carnaval e os presidentes das agremiações, além de alguns profissionais da imprensa. Já as pouco mais de cem pessoas que não tiveram acesso ao espaço, acompanharam sentadas em cadeiras distribuídas na pista, se protegendo da chuva com guarda-chuvas, bandeiras da escola, lonas as próprias mesas de plástico e até mesmo dentro dos banheiros químicos.

O início do anúncio das notas que seria às 14h, começou com duas horas de atraso. Conforme componentes de diretorias de escolas, o atraso se deu devido a uma cobrança de algumas agremiações para que a Imperadores do Samba perdesse pontos, devido a uma briga que teria envolvido integrantes da escola na noite de sexta-feira. Porém, após uma reunião entre os presidentes e os representantes jurídicos de algumas agremiações, ficou definido que o fato não seria considerado. "Vamos abrir os envelopes. Vale a partir da linha amarela", disse o presidente da Uespa, Maurício Nunes, fazendo referência ao marco que delimita o início dos desfiles. O coordenador do Carnaval de Porto Alegre em 2023, Juarez Gutierrez, reforçou o posicionamento e parabenizou os presidentes por terem entrado em acordo na reunião.

Aproximadamente 15 viaturas da Brigada Militar estiveram no Porto Seco desde o início da tarde, prestando suporte ao evento de apuração. O prefeito Sebastião Melo, que compareceu no local, mas não ficou até o anúncio das notas, devido a outra agenda, apesar das dificuldades, como a falta de estrutura fixa no Porto Seco, é preciso focar nos acertos. "Eu prefiro primeiro falar das coisas positivas. As boas coisas são que saiu carnaval, que tinha muita gente, que mesmo com a chuva, que o RS está precisando tanto, trouxe alegria e alegria tem tudo a ver com o carnaval", destacou o prefeito. Segundo Melo, o carnaval de 2024 começará a ser preparado no final deste mês, incluindo a festa de blocos de rua e a possibilidade de um trio elétrico do Centro até o estádio Beira-Rio. O grupo que o prefeito pretende reunir também deve discutir a realização de outros eventos no Porto Seco. A prefeitura foi representada até o final da apuração pelo vice-prefeito Ricardo Gomes.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895