Prefeito entrega chave da cidade ao Rei Momo de Porto Alegre
capa

Prefeito entrega chave da cidade ao Rei Momo de Porto Alegre

Ato representou o renascimento da folia na Capital, após ano sem desfiles

Por
Felipe Samuel

Corte da folia foi recebida na frente do Paço Municipal

publicidade


Com o simbolismo do renascimento do Carnaval, o Rei Momo de Porto Alegre, Byra Borba, recebeu nesta quinta-feira, no Paço Municipal, a chave da cidade das mãos do prefeito Nelson Marchezan Júnior. Acompanhado da rainha e da princesa que compõem a corte oficial, Byra apresentou algumas sugestões ao prefeito, como a possibilidade de realizar a festa nas imediações do Cais Mauá ou na avenida Augusto de Carvalho.

Byra afirma que a entrega da chave é um momento simbólico e mostra a retomada do diálogo entre a prefeitura e as escolas de samba. "A chave representa cada folião do nosso Carnaval, cada membro de escola que está colando os seus dedos, enfiando agulha nos seus dedos, soldando seus carros. Essa chave é como se cada um deles estivesse pegando ela. A dedicação é para eles, porque sem eles nós não estaríamos aqui", completa.

Marchezan observa que a chave é o símbolo de um Carnaval independente, 'que está renascendo com as dores do parto, sem vícios, sem máculas, pela sua vontade e superação'. O prefeito ressalta que pretende se reunir com os organizadores, após a edição deste ano, para avaliar a participação do Executivo em 2020. "Aquelas estruturas públicas de R$ 7 milhões, doadas ao Carnaval sem prestação de contas, não existem mais. Esse pessoal aqui está de parabéns, pois representam a verdadeira origem do Carnaval", destaca.